Páginas

09 outubro 2011

O princípio da mordomia...

     
      Princípios no dicionário significa: base, fundamento, conduta ou tipo de comportamento, instrução, regras ou conhecimentos fundamentais.
     Porque falar de princípios? Por que a bíblia nos ensina quais são e como viver os princípios de Deus, para que assim possamos viver plenamente as promessas de Deus para nossas vidas.
     Por exemplo , um princípios de Deus para os filhos quanto aos seus pais: "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa." (Efésios 6:1-2), esse é um princípio, e a promessa desse princípio é "Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra". (Efésios 6:3).
     O salmista diz que bem-aventurado é aquele que tem o seu prazer na lei do Senhor (Salmos 1:1-2), ou seja, aquele que tem prazer nos princípios de Deus. Mas para termos prazer nos princípios de Deus precisamos conhecê-los. 
     Essa semana estava lendo um e-book que fala sobre alguns princípios, se você tiver interesse, postarei o link desse e-book no final deste post.
    Um dos princípios abordados nesse e-book é o princípio da "mordomia", eu já ouvi falar sobre esse princípio antes, e senti de compartilhar com vocês sobre o que aprendi até agora sobre ele.
    Segundo o dicionário "mordomo" significa: Administrador de uma casa ou bens por conta do próprio dono, zelar, cuidar. E "mordomia" significa: Regalia ou privilégio sem esforço próprio. Esses significados fazem com que você se lembre de algo?
    Desde o Jardim do Éden existe o princípio da mordomia, Deus concedeu ao o homem o direito de cuidar, administrar, zelar do jardim e do animais. Esse exercício de mordomia o homem têm até hoje, pois até hoje o homem têm domínio sobre a natureza e os animais.       
    Mas o princípio da mordomia não se limita somente a natureza e animais, aprendemos através da bíblia que somos "casa" de Deus (Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16). Dessa forma nosso corpo, nossa mente, nossos sentimentos, nossa alma e nosso espírito são mordomos de Deus. Uma vez li a seguinte frase: "Jesus deu a vida dEle para você, e o que você está fazendo com ela?". Devemos pensar sobre isso, se Jesus nos deu vida dEle nada mais justo do que vivê-la segundo a vontade, segundo os princípios de Deus.  
    Além dos dois tipos de exercício de mordomias já citados, também devemos exercer esse princípio com os bens que chegam em nossas mãos. Se concordamos que tudo o que temos e tudo o que teremos vem de Deus, também devemos ter em mente que Deus têm um propósito com as coisas que Ele confia a nós. E será que estamos preparados ou pelo menos dispostos a entender o propósito de Deus para o que Ele têm nos dado? 
    Esse cuidado também cabe as pessoas que estão ao nosso redor, afinal também devemos cuidar, zelar pelas pessoas que Deus coloca em nosso caminho. Já ouvi uma vez que "investir em pessoas é o melhor investimento". Você tem investido seu tempo, seus recursos, seu cuidado, aquilo que tem aprendido de Deus na vida das pessoas ao seu redor?
    Outro tipo de exercer o princípio da mordomia é como você tem cuidado, zelado do que você tem aprendido do Reino de Deus. Só podemos administrar o que aprendemos quando praticamos, será  que temos sido mordomos fiéis dos princípios de Deus que temos aprendido? Um dos mandamentos que Jesus nos deixou foi "Ide por todo mundo e pregai o evangelho" (Marcos 16:15), não precisamos necessariamente sair do local onde estamos e viajar o mundo pregando o evangelho, podemos começar pelos lugares que frequentamos, e um dos meios que temos hoje são as redes sociais também. Será que tenho praticado a mordomia desse mandamento? Será que tenho sido cristã somente na igreja? Não podemos esquecer que devemos ser luz em todos os lugares.  
    E o último tipo de mordomia que tenho aprendido e quero compartilhar com vocês é sobre a mordomia dos dons, habilidades, e afins que Deus têm nos concedido. Paulo aconselha Timóteo: "Não negligencie o dom que lhe foi dado" 1 Timóteo 4:14. Será que estamos sendo negligentes com aquilo que Deus tem nos concedido? Será que temos colocado nossos dons e habilidades em pratica ou os deixamos tão guardados ao ponto de termos os esquecidos?
     Esse princípio da mordomia nos remete a refletir sobre como estamos levando nossas vidas. Será que estamos agindo de acordo com esse princípio ou será que nos esquecemos que um dia teremos que prestar contas ao dono da casa?
     Algo que achei interessante é que um dos significados de mordomia é "regalia ou privilégio sem esforço próprio", esse significado para mim faz referencia com o sacrifício de Jesus na cruz, lá ele conquistou toda essa "regalia" e "privilégio" para nós na cruz, e nós como mordomos o que devemos fazer pelo menos para nos mostrar gratos? Penso que exercer o princípio da mordomia como "manda a regra": zelo, cuidado, realmente administrar da melhor forma possível aquilo que Deus nos confiou.
      Dessa forma, ou seja, praticando o princípio da mordomia, acontecerá como Paulo disse que aconteceria com Timóteo: "Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem. 1 Timóteo 4:16 
      Que a cada dia o Espírito Santo, nosso ajudador, nos ajude a praticar esse e os outros princípios da palavra de Deus!  


*Link do e-book "Cristão em tempo integral - vivendo os princípios bíblicos", por Hélvia Alvim Freitas Brito: http://www.lagoinha.com/portal/images/stories/img/pub/ebooks/pr_marcio/ebook_207.pdf
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©