Páginas

19 junho 2011

Colocando e Removendo PEDRAS...

   
   Bom, há semanas que estou querendo postar sobre esse tema, mas... tudo no tempo de Deus, certo?
   Hoje o tema gira em torno da ressurreição de Lázaro, que está descrita em João 11:1-46. 
   Em uma vigília, em uma igreja em São Paulo, tive o prazer de ver a pregação do missionário André Silva, o Espírito Santo o usa de uma forma muito legal, durante sua ministração não conseguimos para de rir um minuto. Mas quando ele disse que a pregação seria sobre Lázaro, cometi um dos maiores erros que podemos cometer, pensei: ah, essa passagem eu já sei. Foi quando Deus me surpreendeu, me mostrou que quando pensamos que sabemos, é porque não sabemos nada ainda, e de presente através daquela ministração me deu chaves preciosas, as quais ficaram cravadas em meu coração e agora posso compartilhá-las com você!      
  Como sabemos Jesus era amigo intimo de Lázaro e suas irmãs, Marta e Maria, a bíblia relata que Jesus os amavam (Jo 11:5).
 Lázaro ficou enfermo, e suas irmãs mandaram chamar Jesus. Elas acreditavam, que Jesus era o Cristo, e como fez vários milagres, também poderia fazer com que Lázaro ficasse curado. Mas mesmo sabendo que Lázaro estava doente, Jesus continuou onde estava.
   Enquanto isso, podemos imaginar o que acontecia em Betânia com as irmãs de Lázaro. Lázaro morreu, foi feito a preparação em seu corpo (envolto a especiarias, ungüento e tiras de pano) conforme a tradição da época. Então, colocaram Lázaro no túmulo, que naquela época eram grutas. E deveriam fechar a gruta COLOCANDO a pedra, agora imagina o desespero das irmãs, sabendo que se colocassem a pedra tudo estaria acabado, seu irmão não voltaria. 
   Mas a pedra deveria ser colocada, pois o morto já cheirava mal, e ficar ali, só lamentando, não iria resolver nada. Agimos da mesma forma diversas vezes, há situações que devemos COLOCAR a pedra e deixar que Deus e o tempo cure as feridas, mas não conseguimos e ficamos ali, remoendo as situações, lamentando. Não conseguimos perceber o quanto de tempo perdemos naquela situação que não há solução, ou que pelo menos só Deus consegue solucionar. Se você está passando por um momento assim, COLOQUE a pedra, diga basta a essa situação que só irá prejudicá-lo ainda mais. Deus espera colocarmos essa pedra para que então ele possa agir. 
  Elas também deveriam pensar naquele momento: Mas, e Jesus? Onde está, que não vem nos ajudar?? As vezes pensamos o mesmo, será que Deus não está vendo nosso sofrimento? Será que Ele não pode ou não quer nos ajudar?? As vezes o sofrimento, a dor é tanta que não conseguimos entender que tudo tem o seu tempo certo. O que acontece se você entregar uma prova antes de terminá-la? Com certeza será reprovado. 
  Tudo tem um propósito. O propósito de Jesus não voltar imediatamente a Betânia e ressuscitar Lázaro, é porque naquela época era normal uma pessoa ter um tipo de enfermidade, ficar como morto e voltar a vida em até três dias, mas passado os três dias, era decretada com certeza sua morte.
   Aí, conseguimos entender o porque de Jesus voltar somente no quarto dia, se ele tivesse voltado antes a ressurreição de Lázaro não seria acreditado como um milagre, apenas como "mera coincidência". Talvez se Deus fizer aquilo que você quer ou que você acha que precisa, no momento em que você quer, além de não ser a hora certa, talvez você considere que não foi um milagre, que aconteceu por questão de destino ou até mesmo por mérito exclusivamente seu. Acredite, Deus está te observando, Ele sabe do que você precisa e a hora certa de fazê-lo, afinal, Ele cuida dos passarinhos, e porque não cuidaria de você?
   Quando Jesus voltou para Betânia, a bíblia relata que Ele não havia entrado ainda na aldeia, e mandou chamar Maria. Aqui está outra chave que devemos entender. Deus, não entrará nos seus planos, ou seja, não se moldará a sua vontade. Há pessoas que são tão egoístas que acham que Deus é um ser que deve fazer todas as suas vontades, só vêem Deus como o ser abençoador, supridor, realizador de seus desejos e vontades. Realmente Ele é abençoador, supridor e realizador, mas daqueles que andam em seu caminho, daqueles que O ama em Espírito e em verdade, daqueles que tentam ser imitadores de seu filho Jesus. Para que você tenha a sua vida transformada, você deve ir até Jesus e reconhecer que ele é o filho de Deus, e não esperar que Ele venha até você e mude sua vida do dia para noite. Para toda promessa há um mandamento, sem o cumprimento do mandamento não há promessa!
  Ao chegarem até Jesus, Marta e Maria, ao mesmo tempo que reconheceram o seu poder o limitaram, pois disseram: "Senhor, se estivesse aqui, meu irmão não teria morrido"(Jo 11:32). Não limite o poder de Deus em sua vida, afinal, Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que TUDO que pedimos ou pensamos (Ef 3:20). 
  Nessa passagem encontramos o menor versículo da bíblia: "Jesus chorou" (Jo 11:35), podemos por meio desse versículo, entender que Jesus tem os mesmos sentimento que os nossos, Ele se comoveu e sentiu empatia ao ver Maria chorando por seu irmão. Deus sabe como nos sentimos, além de ter nos criado, seu filho passou por situações semelhantes e até piores do que passamos.
   Jesus então nos dá três ordens: 
 1º) Tirai a pedra: essa pedra pode ser nossa incredulidade, nossa incapacidade em confiar que Deus está no controle, ou até mesmo a dificuldade de passar o controle de nossas vidas para as mãos dEle. Sempre temos uma desculpa para REMOVER a pedra, a desculpa de Maria foi que o morto já cheirava mal, e qual é a sua desculpa? Talvez medo de perder algo, de pensar o que as pessoas vão falar... REMOVA a pedra, e confie que Deus fará o que for preciso e necessário para ressuscitar planos e sonhos...
  2º) Vem para fora: Deus pede para que saíamos do nosso comodismo, da nossa covardia, falsidade, desobediência, murmuração, que tomemos uma posição diante dEle. Devemos reconhecer nossas falhas, confessá-las a Deus e pedir para o nosso Ajudador, o Espírito Santo, que nos auxilie na transformação, só assim Deus trará vida para onde havia morte em nós...
  3º) Desatai-o e deixai-o ir: Aqui Jesus nos diz que devemos ajudar aqueles que ainda estão presos as mentiras que o mundo os impõem. E levá-las a experiência de uma vida nova. Como o Senhor disse a Paulo: "Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim." (At 26:18)
   No versículo 25 de João 11, diz que muitos judeus que foram visitar Maria, vendo o que Jesus fez, creram que realmente Ele era o filho de Deus. 
  Tudo o que acontece em nossas vidas, seja bom ou aparentemente ruim, deve servir para que o nome de Deus seja exaltado, se confiarmos nEle, tudo ocorrerá ao seu tempo, nem antes, nem depois, mas no tempo correto. Devemos estar atentos as circunstâncias, para sabermos qual é o momento certo de COLOCAR ou REMOVER a pedra, sem limitarmos o poder de Deus em nossas vidas. Nós é que determinamos o quanto teremos de Deus em nossas vidas.
   Está pronto para COLOCAR ou REMOVER pedras que o afasta do melhor de DEUS?
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©