Páginas

09 maio 2011

O Batismo nas águas...

   "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado."  (Marcos 16:16)
  
  Na minha opinião, uma das maiores e melhores experiências que uma pessoa pode viver é o batismo nas águas. Talvez, por isso, é algo que gera muitas dúvidas.
  Na bíblia, entre outros exemplos, há três que vale a pena analisarmos. O primeiro está descrito em João 3:1-12: Nicodemos, que era considerado um dos principais dos judeus, foi tirar dúvidas com Jesus, pois ele reconhecia que Jesus era um enviado de Deus. Então Jesus lhe disse: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." 
  Neste versículo Jesus diz duas vezes "em verdade", pois a primeira significa em verdade de palavra e a segunda em verdade de ação. Ou seja, Jesus estava falando que o nascer de novo, além de ser uma verdade em palavras, deve ser uma verdade em ação. E sem essa prática, ninguém pode ver o reino de Deus. Nicodemos ficou admirado em ouvir isso, e perguntou como pode um homem velho nascer de novo? E Jesus novamente diz que em verdade de palavra e em verdade de ação, quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus; pois quem é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
  Nicodemos continuou sem entender, então Jesus disse, se você não crer nas coisas terrenas, como crereis nas celestiais?
  O segundo exemplo sobre batismo, lemos em Atos 8:26-39: Filipe explica a Eunuco a passagem de Isaías que fala sobre Jesus, e o explica sobre o batismo, passando em um lugar que havia água Eunuco perguntou: Eis aqui água, o que impede que eu seja batizado? E Filipe respondeu: "É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo Eunuco: Creio que Jesus é o Filho de Deus." Filipe batizou Eunuco, e na palavra diz que Eunuco seguiu seu caminho cheio de Júbilo.     
  O terceiro exemplo é o batismo de Jesus, em Mateus 3:13-17, diz que Jesus foi para o Jordão para ser batizado por João, e João reconhecendo Jesus dizia que ele deveria ser batizado por Jesus e não o contrário, então Jesus lhe disse: "Deixa por enquanto, porque , assim, nos convém cumprir toda a justiça." Então, assim que Jesus foi batizado, o Espírito Santo desceu sobre ele, e se ouviu uma voz do céu dizendo: "Esse é o meu filho amado, em quem me comprazo."

   Bom, com esses exemplos vamos entender sobre o batismo:  
  No exemplo de Nicodemos lemos que devemos nascer do Espírito para ver e entrar no reino de Deus. O batismo é um ato de justiça segundo o exemplo de Jesus. E no exemplo de Eunuco, é um ato de reconhecer (crer) que Jesus é o Filho de Deus.
   Quando Jesus morreu por nós na cruz, Ele pagou todo o preço para nos livrar do castigo de nossos pecados, mas só recebemos isso quando cremos, e como Jesus disse quando cremos devemos confessar em palavra e em ações, uma dessas ações é o batismo nas águas. No batismo morre o velho homem, e nasce um novo homem para o mundo espiritual. É como se o motor de um carro que rodou muitos quilômetros naquela hora tivesse voltado ao quilômetro zero.  
  Ou seja, através do batismo estamos "provando" que acreditamos que Deus perdoou nossos pecados, que a partir do batismo todas as vezes que cometermos um pecado, se nos arrependermos e confessarmos nosso pecado ao Senhor, ele nos perdoará.
  O batismo deve ser realizado como o exemplo que Jesus nos deixou, quando somos "afundados" na água é como se fôssemos sepultados nas águas, ou seja, morre o velho homem. Mas quando somos emergidos na água é como se estivéssemos nascendo ali, ou seja nasce um novo homem. Morre o homem pecador e nasce o homem justificado e remido por Jesus.
 O batismo marca o nascimento de um ser eterno, pois nossa carne é momentânea, mas o nosso espírito é eterno. 
  Jesus, logo após ser batizado, veio sobre Ele o Espírito Santo. Nós quando somos batizados também recebemos o Espírito Santo, e através dEle começamos a entender o reino de Deus. Na palavra diz que o Espírito Santo nos guia a toda verdade. Como vemos na passagem sobre o batismo de Eunuco, ele estava lendo o livro de Isaías mas não estava entendendo, pois ainda não tinha nascido do Espírito e conseqüentemente o Espírito de Deus não estava sobre ele para o ensinar. Do mesmo modo somos nós, eu mesma não entendia nada quando lia a bíblia antes de me batizar, depois do meu batismo o Espírito Santo começou a me ensinar sobre a bíblia e sobre conhecimentos tanto espirituais quanto naturais. Posso dizer que somente após o batismo conseguimos sentir a paz que excede todo entendimento, a alegria eterna! 
  Como auxilio no ministério de crianças recebo muitas perguntas sobre com quantos anos alguém deve se batizar. A bíblia relata que Jesus se batizou com 30 anos, os judeus consideravam que nesta idade o homem alcançava sua completa maturidade, tornando-se apto a suas responsabilidades, então creio que não há uma idade exata, pois depende da maturidade de cada um. Com 9 ou 10 anos a criança já consegue assimilar e ter discernimento entre o certo e o errado, já consegue compreender e crer no sacrifício de Jesus.
   Há várias pessoas que quando questionadas sobre o batismo, respondem: Agora não. Ou, eu ainda preciso mudar. Sobre a mudança Filipe disse a Eunuco que nada impedia o batismo dele, ele apenas teria que crer. Jesus também disse quem crer e for batizado, ele não disse quem crer, mudar e depois for batizado. Ou seja, devemos ir até Jesus (ao batismo) como estamos, pois com certeza, depois o Espírito Santo não nos deixará permanecer do mesmo jeito.
  Agora para aqueles que dizem: agora não, ou estou esperando algo acontecer para depois batizar. Jesus diz em Mateus 24:19: "Aí das que estiverem grávidas naqueles dias." Nessa passagem Jesus não estava falando das grávidas literalmente, e sim aí daquelas pessoas que estiverem esperando, pois não sabemos nem o dia e nem a hora em que Jesus voltara.
  E finalmente, no batismo de Jesus, o Pai fala do céu "Este é o meu filho amado, em quem me comprazo"; Quando nos batizamos nascemos para o mundo espiritual, aceitamos que Deus é nosso Pai espiritual. Em Lucas 15:7, diz que há alegria no céu quando um pecador se arrepende. Com certeza, quando há um batismo na terra, há festa no céu, e Deus, como todo pai, fica orgulhoso por ver um filho nascendo e diz: Este é o meu filho amado, em quem me comprazo!
  Você já fez Deus ficar orgulhoso de você e dizer: Este é o meu filho amado, em quem me comprazo??      


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©