Páginas

28 agosto 2011

O que poderá nos separar do amor de Deus??

      
   Essa semana fiquei surpreendida com uma revelação da palavra, estava na reunião do Kid's lendo a passagem de Mateus 26:36-39: "Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.
E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.

Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.

E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres." 
     Na passagem do Getsêmani há várias revelações, mas quero chamar sua atenção para angustia que Jesus estava passando. 
     Até essa semana eu pensava que Jesus estava angustiado pela humilhação e dor que teria que passar, mas estava enganada. Claro, isso também angustiava Jesus, pois Ele era humano, sentia o mesmo que nós sentimos. Mas o que mais angustiava Jesus é que Ele sabia que para poder dizer na cruz: "Está consumado", Ele teria que ficar um período sem a presença do Espírito Santo, sem a presença de Deus.
    Jesus nunca havia experimentado a vida sem a presença de Deus, como João começa seu evangelho: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus , e o Verbo era Deus. Ela estava no princípio com Deus." (Jo 1:1-2)
     Desde de o inicio Jesus estava com Deus, Ele era o Verbo quando Deus falava: "Haja luz", e o Espírito de Deus que pairava sobre as águas (Gn 1:2) criava as coisas conforme o Verbo. Por isso lemos em João 1:3 "Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele nada do que foi feito se fez ".   
     Durante a vida de Jesus na terra era notório a intimidade dEle com o Pai, tanto que várias pessoas reconheciam que Ele não poderia fazer o que fazia se o Pai não estivesse com Ele. Após o batismo nas águas o Espírito Santo passou a habitar dentro de Jesus ("... e viu o Espírito santo descendo, vindo sobre Ele" Mt 3:16), como Ele habita em nós hoje, após nosso batismo. 
     Ele sabia que a humilhação e a dor iria passar, mas Ele não sabia como seria ficar um período sem a presença de Deus. Porque Ele teria que ficar sem a presença de Deus?? Simples, porque Jesus iria se fazer pecado, todos nossos pecados caíram sobre Ele, e na palavra diz que o pecado nos afasta de Deus.
       Adão foi criado para ter um relacionamento com Deus, tanto que todas as tardes Deus ia ao jardim ter comunhão com Adão (Gn3:8), mas a partir do momento em que Adão pecou, ele e toda humanidade foi separada da presença  de Deus. E através do sacrifício de Jesus, podemos novamente ter comunhão com Deus.
       A angustia de não saber como seria ficar sem Deus, fez com que Jesus suasse gotas de sangue: "E estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra" (Lc 22:44). Como lemos em Mateus 26:39: "E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres." 
      Esses dois versículos me fizeram refletir sobre essa presença de Deus que fez com que Jesus se angustiasse ao ponto de suar gotas de sangue e pedir ao Pai que passasse dEle esse "cálice", esse cálice se refere a ira de Deus que por sua vez nada mais é do que a ausência de Deus. Jesus considerava que tudo de mais precioso que tinha era a presença de Deus, e nós devemos ser como imitadores de Cristo, e ter como mais precioso a presença de Deus.
      Mas Jesus reconhecia que por mais que não quisesse ficar sem Deus, Ele teria que ser obediente a Deus. Assim demonstrou que a vontade de Deus era melhor do que a vontade dEle, quando disse "todavia seja feita a sua vontade e não a minha".
     A prova de que Jesus ficou sem a presença de Deus está descrita em Mateus 27:46: "Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"
        Jesus, até então, não havia reclamado, não havia pronunciado nenhuma palavra questionando, tentando se defender. O que mais doeu em Jesus foi ter ficado sem a presença de Deus. Será que conseguimos entender que presença é essa, que nenhum sofrimento se compara, que nenhum sofrimento se torna maior do que sua ausência??
       Acho que nunca conseguiremos entender o que é ficar sem Deus, por que Jesus ficou sem a presença de Deus, para que nós NUNCA ficássemos sem a presença dEle, Deus deixou por um tempo Jesus, para que Ele NUNCA nos deixe. Paulo entendeu isso e nos diz em Romanos 8:38-39: "Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" 
      Nada poderá nos separar do amor, da presença de Deus, porque Jesus passou por isso por nós. A minha intercessão é para que a cada dia o Espírito Santo os ensine a buscar essa presença, essa presença tão preciosa, que nos faz perceber que não temos e não somos nada sem ela. Essa presença que nos faz pessoas melhores a cada dia. Essa presença que dá significado a nossa existência, que dá vida a nossa existência!        
    


        

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©