Páginas

05 março 2016

Plano de leitura da bíblia: 64º dia!

      Que alegria! Hoje iniciamos mais um livro da bíblia, o livro de Josué!
     
     O nome de Josué era Oséias, que significa "salvação", e Moisés o chamava de Josué, que significa "O Senhor salva"; Jesus é a forma grega do nome hebreu "Josué". 
      Josué foi preparado por Deus para liderar os israelitas. Ele foi escravo, livre, sem pátria, general de um exercito mal equipado, conquistador lutando contra incríveis adversidades. Ele testemunhou desde o sofrimento do povo no Egito, as 10 pragas, o êxodo, os 40 anos de provisão no deserto, até a queda dos muros da cidade, o sol que parou, e exércitos após exércitos caindo diante dele.
   Neste livros vemos a fidelidade de Deus demonstrado por sua presença, poder, proteção, provimento e cumprimento de suas promessas. 

(Rio Jordão atualmente)

    Hoje, leremos os capítulos 1, 2 e 3!

    No capítulo 1, notamos umas das mais fortes características de Josué "servo" de Moisés. Deus animou Josué, lhe dizendo que todo lugar que a planta do vosso pé pisar, Deus o daria. Ninguém poderia lhe resistir, Deus jamais o abandonaria, ou lhe desampararia. Josué deveria ser forte e corajoso, firme e destemido, ter zelo em agir de acordo com a palavra de Deus, não se desviar dela nem para direita, nem para esquerda. Deveria meditar na palavra de dia e de noite, deveria estar sempre em teus lábios, assim seria vitorioso em tudo. Mais uma vez Deus lhe fala para ser forte e corajoso, e confirmando que estaria com ele por onde quer que ele fosse. Percebo, que Deus espera o mesmo de nós nos dia de hoje, temos a incumbência de levar sua palavra por todas as nações, de sermos instrumentos nas mãos de Deus para que pessoas possam chegar a "terra prometida", que hoje, para nós é o céu. 
    Quando Josué avisou o povo que levantariam acampamento em três dias, todos disseram que lhe obedeceriam, assim como obedeceram a Moisés, e o animaram, encorajaram.

     O capítulo 2, nos revela que Josué enviou 2 espias para examinar a terra, principalmente a Jericó. Os espias foram hospedados por uma prostituta chamada Raabe, notamos que sua prostituição não era física, mas espiritual, alguns estudiosos acreditam que ela foi uma profetisa de outros deuses, porém, ao hospedar os espias, os esconder do rei e mentir para proteger suas vidas os mostra que ela estava arrependida e que tinha fé no verdadeiro Deus. Tanto que ela faz parte da lista dos heróis da fé em Hebreus, mais tarde casou-se com um israelita chamado Salmon e tornou-se ancestral de Davi e Jesus. Ela e os espias fizeram um pacto para que ela e sua família fosse salva quando os Israelitas sitiassem Jericó, sua casa era na muralha. 
     Os espias voltaram para Josué e lhe disseram que Deus havia lhes dado as terras, e que os povos estavam apavorados diante da nação de Israel.

    No capítulo 3, O povo acampou-se em frente ao rio Jordão, e todos foram avisados para que seguissem a arca quando a vissem passar, sem se aproximar da mesma. Deus disse a Josué que mostraria a todos que Ele estava com Josué, assim como esteve com Moisés. E fez com que todo o povo atravessasse o Rio Jordão aos pés secos. 
    
    Curiosidade - O rio Jordão é um rio muito comentado na bíblia, além de Deus fazer com que ele se abrisse para o povo de Israel o atravessar aos pés enxutos, Davi, Elias e Eliseu também passaram por ele, Naamã se lavou nele por 7 vezes e foi livre da lepra, Jesus foi batizado neste rio, e ele é o único do mundo que corre abaixo do nível do mar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©