Páginas

02 março 2016

Plano de leitura da bíblia: 60° dia e 61º dia!

    De acordo com o plano de leitura da bíblia, hoje, leremos os capítulos 24, 25, 26, 27, 28 e 29 de Deuteronômio!

    No capítulo 24, Deus continua instruindo o povo, por meio de Moisés. Neste capítulo, as orientações dadas são a respeito do divórcio; do homem recém casado, que seria isento de qualquer encargo por um ano, para fazer feliz sua esposa, aqui percebemos o quanto é importante o tempo que dispomos aos nossos cônjuges, principalmente no inicio do casamento, quando a relação deve ser solidificada para que resista a qualquer tempestade no futuro; ninguém deveria aceitar como garantia de um empréstimo aquilo que a vida ou a saúde de outro dependia; cuidado e ajuda aos mais necessitados. 

     No capítulo 25, as instruções são sobre o limite do castigo corporal; cuidados com os animais em serviço; o casamento levirato, quando o irmão morre e outro deveria assumir a mulher dele como sua esposa; justiça nos negócios e o extermínio dos amalequitas.

    No capítulo 26, as orientações são sobre as primícias da terra que deveriam ser ofertadas a Deus; os dízimos que deveriam ser dados aos necessitados a cada 3 anos; e a exortação a obediência.

    No capítulo 27, Moisés orienta o povo para que após passarem o Rio Jordão, deveriam levantar pedras grandes, e escrever nelas todos os mandamentos. E o povo deveria obrigar-se sob o risco de maldição a guardar toda a lei. Os levitas declarariam que maldito era aquele que fazia coisas contrárias aos mandamentos de Deus e o povo falaria "amém".

   No capítulo 28, encontramos umas das mais lindas promessas de bençãos sobre aquele que obedecessem. Mas, também uma das mais extensas declarações sobre as maldições decorrentes da desobediência.

    No capítulo 29, as declarações se referem a nova aliança de Deus com o povo, a lembrança dos 40 anos no deserto. Há um incentivo a obediência e uma advertência contra a desobediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©