Páginas

28 fevereiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 58º dia e 59º dia!

     Hoje, leremos, de acordo com o plano, os capítulos 19, 20, 21, 22, 23 de Deuteronômio!

    No capítulo 19, Deus dá orientações sobre 3 cidades que deveriam ser separadas para que os homicidas que não tiveram intenção de cometer o crime. Neste trecho do texto notamos que o que diferencia a intenção é o ódio. 
      Também, o povo é orientado sobre não mudar os marcos dos limites que foi imposto a sua herança. 
     Deus também orienta sobre as testemunhas, que não deveriam haver uma apenas uma testemunha para o julgamento que alguém, mas acima de duas testemunhas. E o castigo para uma falsa testemunha.

     O capítulo 20, Deus dá orientação sobre as guerras que deveriam acontecer para que Israel conquistasse a terra prometida. Primeiramente, Deus encoraja o povo, os lembrando que Ele os tirou do Egito e que estava com eles. Depois, revela os homens que seriam isentos de ir à guerra; aquele que construiu sua casa e não havia a consagrado ainda, aquele que plantou uma vinha, mas ainda não havia desfrutado dela; aquele que havia casado, mas que ainda não havia recebido sua mulher; aquele que era medroso e tímido. Aqui verificamos que os israelitas não deveriam se preocupar com a quantidade de homens que iriam a guerra. Os israelitas antes de pelejar contra uma região, que não fosse Canaã, deveria oferecer a paz, se fosse aceita, eles se tornariam servos de Israel, se não aceitassem haveria guerra. Contra Canaã não haveria oferecimento de paz, pois, sua iniquidade era muito grande, tudo dela deveria ser destruído. Notamos, que Deus estipulou que os israelitas não deveriam destruir partes de arvoredos, limitando a destruição desregrada dos recursos naturais.

     No capítulo 21, Moisés explica como fazer expiação de um homicídio que não há conhecimento de quem seja o culpado; regula o casamento de israelitas com mulheres cativas de guerra; garante os direitos dos filhos primogênitos; e fala sobre o castigo do filho desobediente.

    O capítulo 22, Moisés fala sobre diversos preceitos, como cuidar das coisas do seu próximo; cuidar da natureza; não semear dois tipos diferentes de sementes nas vinhas, ou seja, não há como semearmos em nosso coração apreço por Deus e pelo mundo ao mesmo tempo; sobre a fidelidade no casamento. 

 No capítulo 23, Deus dá instruções sobre membros da congregação; higiene no campo; dá segurança a escravos fugitivos; fala sobre a prostituição religiosa (servi a outros deuses); sobre o juros que deveria ser cobrado apenas do estrangeiro; sobre votos e do cuidado quando estiverem no campo do seu irmão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©