Páginas

09 fevereiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 40° dia!

        Já se passaram 40 dias desde o início do plano de leitura da bíblia, e quantas coisas já aprendemos!!! Deus é BOM, em todo tempo!!
       E hoje iniciamos a leitura do livro de Números! Este livro recebeu esse nome por conter o histórico de dois censos. O livro demonstra a fidelidade de Deus e a falha humana, um Deus soberano que exige obediência, mas também misericordioso, que cuida do seu povo como um pai cuida do seu filho. Números é considerado uma exortação para nós que o lemos. Os capítulos que leremos hoje são 1, 2 e 3!


         No capítulo 1, Deus pede para que Moisés e Arão façam o censo do povo, deveriam contar homens, acima de 20 anos, aptos para guerra. Deus escolheu um homem de cada tribo para que ajudassem no censo. Este censo foi realizado com o intuito da proteção de Israel, e da conquista da terra prometida. A tribo de Levi não fez parte do censo, pois, sua função era servir a Deus, cuidar do Tabernáculo, e eram os únicos que deveriam se acampar perto do mesmo. O total de homens contados pelo censo foram 603.550. 

         O capítulo 2, nos mostra que Deus orienta Moisés e Arão sobre a posição de cada tribo no acampamento, e designa cada líder do conjunto de tribos, chamados de "Príncipes de Israel". A tribo de Judá seria a primeira a levantar acampamento e marchar, a tribo de Judá exercia liderança por causa da benção de Jacó e porque dessa tribo viria o Salvador, depois seria a tribo de Rúben, a última tribo a levantar acampamento e marchar era a de Efraim. Seja acampados ou marchando, o Tabernáculo ficava sempre no meio das tribos, representando a presença de Deus no meio do Seu povo.
         A divisão e local que cada tribo ficaria era a seguinte:
1) Judá, Issacar e Zebulom, ficariam acampados a leste, tinha a representação de um leão;
2) Rúben, Simeão e Gade, ficariam acampados a sul, tinha a representação de um homem;
3) Efraim, Manasses e Benjamim, ficariam acampados a oeste, tinha a representação de um boi, estas tribos eram descendentes de Raquel;
4) Dã, Aser e Naftali, ficariam acampados a norte, tinha a representação de uma águia.

       No capítulo 3, Deus coloca a disposição de Arão a tribo de Levi, para que servissem no Tabernáculo. E Deus pede para que façam o censo da tribo de Levi, deveriam contar os homens, acima de um mês. Foram contados no censo 22 mil homens.
     E Deus orientou que a tribo deveria ser dividida em 3 grupos, representando os 3 filhos de Levi, Gérson, Coate e Merari, da seguinte forma:
1) Gersonitas, ficariam acampados a oeste, atrás do tabernáculo, e cuidariam da estrutura do Tabernáculo, como sua cobertura, cortinas e véu;
2) Coatitas, ficariam acampados a sul, e cuidariam do santuário do Tabernáculo e de seus utensílios;
3) Meraritas, ficariam acampados a norte, e cuidariam das bases, armações e colunas do Tabernáculo.
      A leste ficariam acampados Moisés, Arão e seus filhos, na entrada do Tabernáculo.
         Deus também pede para que fosse realizado o censo dos primogênitos de Israel, deveriam ser contados os homens, acima de 1 mês. Um mês era a idade que os bebês eram apresentados a Deus. O total de primogênitos foram 22.273. Então ele ordena que os Levitas sejam consagrados no lugar dos primogênitos, ou seja, até aquele momento todos os primogênitos eram consagrados a Deus, pertenciam a Deus. A partir de então, todos os Levitas seriam consagrados a Deus, pertenceriam a Deus no lugar dos primogênitos. E pelos 273 primogênitos que haviam a mais do que os Levitas, foi dado a Arão quase 16kg de prata.


      Nestes capítulos percebemos o cuidado de Deus com os detalhes, e sua organização. Também percebemos que há diversidades de serviço de Deus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©