Páginas

10 fevereiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 41° dia!

        Hoje, leremos os capítulos 4, 5 e 6 de Números, de acordo com o plano.


      No capítulo 4, Deus orientou que Moisés e Arão fizessem o censo dos clãs dos Coatitas, Gersonitas e Mararitas, deveriam contar homens de 30 a 50 anos. E passa instruções específicas do que cada clã deveria fazer no serviço do Tabernáculo. 
      O total dos Coatitas foram 2.750 mil, após Arão e seus filhos prepararem todos os itens do santuário, os coatitas seriam responsáveis pelo seu transporte, e o seu superintendente era Eleazar, filho de Arão. 
      O total dos Gersonitas foram 2.630, eram responsáveis por transportar as cortinas, coberturas, véu da entrada e cordas do Tabernáculo, e o seu superintendente era Itamar, filho de Arão. 
      O total dos Meraritas foram 3.200, eram responsáveis pelo transporte das bases, colunas, armações, travessões do tabernáculo, e seu superintendente também era Itamar.
      Neste capítulo percebemos que há trabalho para todos nós na obra de Deus, e que todos são importantes em sua tarefa. Também notamos que Eleazar cuidava das coisas espirituais, e Itamar das coisas materiais, mas ambos faziam para glória de Deus.

      O capítulo 5, mostra Deus orientando Moisés e Arão, a isolarem pessoas que tivessem com alguma doença de pele, corrimento ou que tivessem tocado algum morto. Isso se devia a preocupação com a saúde e higiene do povo.
      Deus orienta novamente sobre a restituição. Quando alguém prejudicasse seu próximo, deveria lhe restituir o prejuízo e acrescentando 20% ao valor. Se não houvesse a possibilidade de restituir a pessoa ou sua família, a restituição deveria ser feita ao sacerdote.
        Neste capítulo também lemos sobre uma oferta pelo ciúmes, aqui notamos que pode haver em um relacionamento um ciúmes normal, consequência do amor. Ou um ciúmes que tira a paz, que pode tornar o homem violento. Em algumas versões lemos que esse ciúmes pode ser causado por um "espirito de ciúmes". Com a intenção de proteger a mulher e o casamento, Deus orienta que o marido que estiver desconfiado de sua esposa, podia ofertar a Deus uma oferta pelo ciúmes, a qual demonstrará se a mulher é inocente ou culpada de adultério. Se ela fosse culpada ficaria infértil e andaria com dificuldades, esta forma de andar a destacaria no meio do povo, de forma que todos saberiam que foi infiel ao seu marido. Já se a mulher fosse inocente, Deus lhe daria a graça de conceber filhos. Também, podemos verificar uma representatividade entre Deus e seu povo, já lemos em Êxodo 20:5, que Deus é um Deus zeloso e ciumento, se formos fiéis a Ele, daremos muito fruto para o seu Reino, porém, se formos infiéis nos tornaremos inférteis para o Reino, e andaremos errantes pelo mundo.

       No capítulo 6, Deus dá instruções sobre o voto nazireu. Era um voto que tanto homem quanto mulher poderiam fazer, no qual a pessoa determinava um prazo em que se dedicaria, santificaria e consagraria a Deus. Neste tempo não poderia beber e comer nada que viesse da videira (uvas), declarando que o seu prazer estava somente em Deus; não poderia cortar os cabelos, em sinal de humildade; e também não poderia se aproximar de mortos, mesmo que fossem de sua família, declarando ser santo porque Deus é Santo; e que ninguém era mais importante que Deus. Caso se aproximasse de algum morto, mesmo sem sua vontade, deveria cortar o cabelo, oferecer o sacrifício, e caso desejasse, fazer o voto novamente. Ao fim do voto, a pessoa deveria oferecer 1 cordeiro em holocausto, 1 ovelha pelo sacrifício do pecado, 1 carneiro como oferta da comunhão, e oferta de manjares. Deveria raspar o cabelo, que deveria ser queimado junto com a oferta da comunhão. 
       E o capítulo termina com a instrução de Deus a Arão, de como deveria abençoar o povo: "Yahweh, o Eterno, te abençoe e te guarde. Faça o SENHOR resplandecer o seu rosto sobre ti e te agracie. Que o Eterno revele a ti a sua face de amor e te conceda a paz!" (Números 6:24-26). (Obs. Versão King James)
          Essa benção revela o amor de Deus pelo Seu povo, a necessidade de maior comunhão com Ele, e a verdadeira felicidade da vida. Oro a Deus por esta benção em nossas vidas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©