Páginas

13 fevereiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 44° dia!

     Hoje, de acordo com o plano, leremos os capítulos 13, 14 e 15 de Números.


    No capítulo 13, Deus pede para que Moisés enviasse a Canaã, para que observassem como era a terra que Deus lhes daria, representantes das 12 tribos de Israel. Em Deuteronômio 1:20-25, lemos que essa ideia surgiu do povo, Moisés, erradamente apoiou esse plano e Deus aceitou para revelar a incredulidade e dureza do coração do povo. 
     Eles deveriam observar como era a terra, como era o povo que habitava nela, se a terra era produtiva ou não, e até trazer para o acampamento alguns frutos. Passaram 40 dias espiando a terra, quando voltaram, trouxeram um cacho de uva que dois homens precisaram carregar, também levaram romãs e figos. Relataram para o povo de Israel que era uma terra muito boa, assim como Deus havia dito, era uma terra que manava leite e mel, porém, era uma cidade muito fortificada e o povo que ali habitava era muito poderoso. Então Calebe pediu silencio ao povo, e quis anima-los, dizendo que subiriam e possuiriam a terra, porque certamente prevaleceriam contra o povo de lá. Porém, os outros espias disseram que não poderiam subir, porque aquele povo era mais forte do que eles, e que entre aqueles povos, haviam até gigantes.

    O capítulo 14, conta que após ouvirem esse relatório, o povo de Israel se desesperou e chorou aquela noite. E, se voltaram contra Moisés e Arão, murmurando, até cogitando de elegerem um líder para que voltassem para o Egito. Então, Moisés e Arão se prostraram orando pelo povo, Josué e Calebe rasgaram suas vestes, e disseram ao povo que a terra era muitíssimo boa, que se Deus se agradassem deles, certamente Ele os faria entrar na terra, que deveriam confiar em Deus, e não temer ao povo que morava na terra, pois, os devorariam como pão porque Deus lhes retirou o amparo. 
    Porém, o povo quis apedrejá-los, e a glória de Deus apareceu no Tabernáculo, e Deus perguntou para Moisés até quando o povo lhe provocaria, disse que iria ferir o povo com pestilência, e faria dele um povo maior e mais forte. Moisés intercedeu pelo povo, e Deus disse que como consequência da rebelião contra Ele, aquele povo não entraria na terra prometida, somente entrariam os seus filhos, quem tivesse de 20 anos para baixo e Calebe e Josué, após 40 anos. O povo se contristou com a notícia, e parte deles, novamente, tomou a decisão errada. Partiram dizendo que conquistariam a terra que o Senhor havia prometido, mesmo Moisés lhes orientando para que não fossem, pois, Deus não estava com eles. Mas foram derrotados pelos amalequitas e cananeus.

       No capítulo 15, Deus, novamente, dá instruções sobre as ofertas e sacríficos, mesmo o povo não entrando na terra prometida, deveriam ensinar seus filhos, que receberiam a promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©