Páginas

12 fevereiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 43° dia!

       Hoje, de acordo com o plano, leremos os capítulos 10, 11 e 12 de Números!


     No capítulo 10, Deus dá instruções para que Moisés mande fazer 2 trombetas que, dependendo da forma que seria tocada, serviria para reunir o povo em frente ao Tabernáculo; reunir apenas os príncipes de Israel; preparação para levantar acampamento; nos dias de festa; no primeiro dia de cada mês; e na terra prometida deveria ser tocada antes de saírem para guerra. 
         Percebemos também a organização de Deus na saída do Monte Sinai indo para Parã. Primeiro, saíram as tribos lideradas por pela tribo de Judá, então os Gersonitas e Meraritas partem levando o Tabernáculo, logo após partem o povo liderados pela tribo de Rúben, e os Coatitas levando os itens dos santuário, e logo depois os liderados pela tribo de Efraim e Dã. Desta forma, quando dos Coatitas chegavam no acampamento, o Tabernáculo já estava montado. E a oração de Moisés quando partiam, era: "Levante-te, Senhor, e dispersa os teus inimigos! Que fujam da tua frente os que te odeiam". E quando acampavam sua oração era: "Repousa entre nós, ó Senhor, o Eterno! Fica com os incontáveis milhares de famílias do povo de Israel".

       No capítulo 11, notamos que o povo voltou a murmurar, Deus se irou, e mandou fogo que consumiu uma parte do acampamento. Então o povo recorreu a Moisés, ele intercedeu e Deus fez com que o fogo se extinguisse. O povo voltou a se queixar, questionando quem daria carne à eles, que estavam com saudades dos peixes e outros alimentos que comiam no Egito, e disseram que "agora só tinham esse maná", ou seja, menosprezando o alimento que Deus lhe mandava. Ao ver o povo se queixando, Moisés fica desgostoso, acha que sua responsabilidade é pesada demais, e se queixa também, refletindo a infidelidade do povo. Então, Deus demonstra sua misericórdia, e pede para que Moisés escolha 70 anciões para que dividissem a "carga" com Moisés. E Deus fala que o povo comeria carne até que saísse carne pelas narinas, e Moisés questiona como seria possível ter tantas carnes para um povo com mais de 600 mil homens, mais uma vez refletindo a falta de confiança do povo em Deus.
        Deus fez com que os anciões escolhidos, e outros dois homens recebessem o Espírito Santo, e eles começaram a profetizar no acampamento. Quando Josué ficou sabendo, disse para que Moisés proibisse os homens de profetizar, mas Moisés lhe perguntou se ele estava ciumento por ele, pois, ele gostaria que todos recebessem o Espírito Santo.
     E Deus soprou um vento, que levou codornas para próximo do acampamento, o texto relata que o povo passou dois dias e uma noite recolhendo as codornas, e quando ainda não tinham terminado de comer direito estavam preparando mais, então a ira do Senhor se acendeu, e Ele os feriu com uma praga.  
       Notamos que a falta de confiança em Deus gera descontentamento, que gera ingratidão, que gera pecado, que gera consequências terríveis em nossas vidas.

        O capítulo 12, conta que Moisés casou-se com um etíope, isso deu brecha para que seus próprios irmãos quisessem tomar a frente de Moisés, em nenhum momento mostra que Moisés quis se defender, mas Deus chamou Arão e Miriã, e lhes disse que Ele falava com seus profetas por meio de sonhos ou visões, mas com Moisés Ele falava face a face, e sabendo como era a comunhão de Moisés com Deus, como eles não temiam falar mal de Seu servo? Então fez com que Miriã saísse do Tabernáculo ferida de lepra, e mesmo recorrendo a Moisés, Deus disse que ela teria que ficar isolada do acampamento por 7 dias. Percebemos que mesmo que os profetas de Deus estejam errados, não nos é permitido julgá-los, devemos interceder por eles. E, que Deus é o nosso defensor, quando somos julgados por alguém devemos entregar nas mãos dEle para que Ele nos justifique.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©