Páginas

25 fevereiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 54° e 55º dia!

      Gostaria de pedir perdão aos seguidores do blog e do plano de leitura, esta semana foi intensa, muito corrida e cansativa, mas, glória a Deus por renovar nossas forças. Li os textos, porém, não conseguia tempo para escrever no blog. Então, contei com a ajuda abençoada do meu querido esposo, o post de hoje foi escrito por ele. Que Deus abençoe a todos nós!

     Nestes dois dias, leremos, de acordo com o plano, os capítulos 7, 8, 9 e também 10, 11 e 12 de Deuteronômio.

    No capítulo 7, Deus avisa ao seu povo que expulsará todas as nações idólatras da terra que Ele lhes dará como herança. Moisés encoraja aos israelenses para que não temam os inimigos, pois, mesmo que sejam mais fortes e numerosos, o Senhor os entregará totalmente. 
    Porém, o Pai faz uma chamada à separação e santidade ao Seu povo, e ordena que não façam nenhum tipo de aliança com os cananeus. Pois, Ele sabia que Israel seria influenciado pela idolatria daquelas nações, e se afastaria dEle. 

      No versículo 6, há uma linda declaração de amor do Senhor a nós: "Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal." 
    O capítulo termina com promessas de bençãos da parte do Senhor, caso Israel cumprisse seus mandamentos, com a manutenção da aliança de bondade.

    No capitulo 8, Moisés exorta o povo a obedecer e lembrar-se dos benefícios de Deus. Como o maná que desceu dos céus, e as vestes que não se gastaram após 40 anos no deserto. 
    Mais uma vez, Moisés chama atenção do povo, para que não sejam ingratos e esqueçam de tudo que o Senhor fez por eles. Que ao entrarem na terra prometida, e após se fartarem de todas as bençãos, se esqueçam do Deus que os tirou do Egito; que comecem a acreditar que conquistaram tudo graças a sua capacidade; e se prostrarem a outros deuses, o Senhor permitiria que tivessem o mesmo fim que todas as nações que Ele destruiu perante Israel. 

    Chegamos ao capítulo 9, e Moisés lembra ao povo que a conquista da terra prometida não é será por mérito e por justiça à Israel, mas, sim devido a iniquidade das nações que ali habitavam, e pela a promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó. 
   Por isso, é relembrado uma das mais contundentes demonstrações de infidelidade de Israel, justamente quando Moisés subiu e permaneceu no Monte Horebe por 40 dias, e enquanto Deus lhe entrega das tábuas da aliança, em pedra e escritas com o dedo do próprio Deus, o povo rapidamente criou pra sí um ídolo de ouro em forma de bezerro, o adorou como um deus. A ira de Deus se ascendeu, a ponto dEle querer destruir o povo todo, e fazer uma nova nação a partir de Moisés. Mas, aí vemos o poder e a importância de um intercessor, neste caso o próprio Moisés. E hoje, temos um intercessor que está a direita do trono de Deus, Jesus Cristo, que venceu a morte: "Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas." (Hebreus 8:6)

    No capitulo 10 segue seu discurso, relembrando as segundas tábuas da lei; a fabricação da arca da aliança; a morte de Arão e consagração de seu filho Eleazar como sucessor no sacerdócio; a separação da tribo de Levi para o ministério e serviço do Senhor. Termina com mais uma apelo a Israel, para que tema ao Senhor, que o obedeçam, e que lembrem de Sua palavra e promessas. 

 Chegamos ao 11, segue com a exortação a obediência e ao amor, relembrando feitos maravilhosos operados por Deus no Êxodo, mas também o castigo divino sobre os egípcios, e a alguns membros da tribo de Ruben que se rebelarão no deserto. Então, é posto diante de nós os dois caminhos: o da Benção, e o da Maldição. 

    No capítulo 12, Deus pede para que os israelitas destruam todas as imagens e altares que os outros povos fizeram a outros deuses. Israel não deveria fazer altares nos lugares que queriam, haveria um só lugar para todas as tribos irem e levarem suas ofertas, dízimos. Neste lugar as tribos comeriam juntas e se alegrariam.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©