Páginas

10 janeiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 10° dia!

    Chegamos ao décimo dia do plano de leitura da bíblia, e o quanto já aprendemos! Deus é bom!
       E hoje a leitura contempla os capítulos 28, 29 e 30 de Gênesis.
    
      Gênesis 28, conta que Isaque despediu Jacó, para que fosse a casa do seu tio, desposar uma mulher da família de sua mãe. Isaque abençoou Jacó com as bençãos de Abraão. 
    No caminho de sua jornada, ao anoitecer, Jacó usou uma pedra como travesseiro. Essa passagem mostra que devemos utilizar as situações que, às vezes, nos encontramos, e parecem ser adversas, como oportunidades. Jacó poderia reclamar da situação em que se encontrava, mas teve contentamento e a ideia de utilizar a pedra como algo positivo. 
"A pedra
O distraído, nela tropeçou,
o bruto a usou como projétil,
o empreendedor, usando-a construiu,
o campônio, cansado da lida,
dela fez assento.
Para os meninos foi brinquedo,
Drummond a poetizou,
Davi matou Golias...
Por fim;
o artista concebeu a mais bela escultura.
Em todos os casos,
a diferença não era a pedra,
Mas o homem."
       Assim, como diz o poema "A pedra" de Antonio Pereira, percebemos que cada homem teve uma reação diante da pedra, pois, cada um a observou de uma forma. Vamos refletir um pouco? Como estamos "encarando" as situações em nossas vidas? Estamos vendo "um copo meio cheio, ou meio vazio?". Tudo depende da forma que enxergamos a situação, como está escrito no livro de Mateus, "Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz." (6:22). Precisamos confiar que Deus está no controle de nossas vidas, e que tem sempre o melhor, então, se não estamos em uma situação muito agradável, precisamos pedir sabedoria ao Espírito Santo para que entendamos o porquê daquela situação, para conseguirmos ver as oportunidades escondidas. 
    Naquela noite, Deus se mostrou em sonho à Jacó, e confirmou a benção de Abraão sobre ele. Ao acordar Jacó utilizou a pedra como um altar à Deus, e fez um voto de que se Deus o guardasse e o fizesse voltar a casa de seu pai, ele daria o dizimo de tudo o que Deus lhe concedera, como ato de louvor. 


    No capítulo 29, Jacó chega na terra de seus parentes por parte de mãe, e encontra Raquel, filha de Labão, irmão de Rebeca, sua mãe. Labão o recebe, e os dois fazem um acordo, Jacó trabalharia por 7 anos para ele, em troca ele lhe daria Raquel por esposa. Porém, ao término dos 7 anos, Labão lhe engana e lhe concede sua filha mais velha, Lia, por esposa. E Jacó trabalha por mais 7 anos para poder ter Raquel como esposa.

     O capítulo 30, demonstra como Jacó foi tendo seus filhos, e ele faz um novo acordo com Labão. Ele não queria que Jacó voltasse para terra dos seus pais, pois, percebia que Deus o prosperava por meio de Jacó. O acordo era que todos os animais do rebanho que não fossem puramente brancos seriam posse de Jacó, e Deus concedeu sabedoria para que Jacó multiplicasse o seu rebanho sobremaneira.
          
  Que a cada dia Deus nos dê sabedoria para conhecermos mais o Seu caráter e propósitos por meio dessa leitura! Uma semana abençoada para todos nós!

PS: Quer saber mais uma "ministração" sobre "pedras"? Então clique aqui.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©