Páginas

16 janeiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 16° dia!

         Hoje, o plano prevê a leitura dos capítulos 46, 47 e 48 de Gênesis.
     
      Nesses capítulos a história de José continua, no capítulo 46, Israel, antes de descer ao Egito para encontrar seu filho, foi para Berseba e ali ofereceu sacrifícios a Deus, creio que ele estava com medo e/ou em duvida se realmente deveria ir habitar no Egito, pois, Deus havia lhe prometido a terra de Canaã a sua descendência, mas em sonho Deus lhe disse para não temer, que poderia ir para o Egito, que ali Deus faria dele uma grande nação, e mais, disse que iria com ele, e certamente iria levá-lo novamente para Canaã. Então Israel desceu ao Egito, ao encontrar-se com José, o abraçou e choraram por muito tempo. Ao todo foram 70 pessoas da casa de Israel que desceram para o Egito.
      José antes de ir contar a Faraó que sua família havia chegado, combinou com seus irmãos de falarem a Faraó que eram pastores de rebanhos, essa profissão era vista como abominação no Egito, mas isso fazia com que a família de Israel pudessem ficar em uma terra fértil e afastada da cidade, assim a família não teria contato com os costumes e deuses dos Egito. Faraó concordou que eles habitassem na terra de Gósen, e orientou para que José os designassem como chefes dos rebanhos de gados.
      Naquele tempo não havia mais dinheiro no Egito e região, então José vendia o alimento em troca de rebanhos. E chegou a um tempo em que o povo não tinha mais rebanhos também. Então propuseram a José, que aceitasse suas terras e seus serviços em troca de alimento. Assim, comprou José todas as terras do Egito para Faraó. E deu aos povos de uma extremidade a outra do Egito sementes para que plantassem, e decretou que um quinto do que colhessem é para Faraó. 
    Jacó pediu para que José jurasse que não o sepultaria no Egito, mas que o levaria para ser enterrado junto com os teus antepassados. Jacó ficou doente, e José foi visitá-lo junto com seus filhos. Jacó lhe contou sobre o que Deus lhe prometera, e disse a José que Manassés e Efraim seriam seus descendentes, por isso, os dois fazem parte da tribo de Israel (confome veremos nos próximos estudos). Então, ao abençoar José e seus filhos, Jacó abençoou o filho mais moço mesmo José lhe avisando que aquele não era o primogênito, Jacó disse que sabia, que ele também seria abençoado, e dele se formaria uma grande nação, porém, Efraim seria maior que Manassés, e que sua descendência seria uma multidão de nações. E disse: "eu morro, mas Deus será convosco e vos fará retornar a terra de vossos pais'. E concedeu a José porção dobrada de tudo que deixaria para seus irmãos, e também a terra de Siquém. 

    Deus escolhe as coisas loucas para confundir as sábias, e para Deus não há obviedade. Amanhã, terminaremos a leitura de Gênesis! 
       
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©