Páginas

20 janeiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 20° dia!

            Hoje, os capítulos previstos no plano de leitura são 8, 9 e 10 de Êxodo.
   
      O capítulo 8, conta que Deus pediu para que Moisés e Arão fossem, novamente, falar com Faraó, e anunciassem a segunda praga: rãs. Arão com seu cajado feriu as águas dos rios do Egito, e delas surgiram muitas rãs. As rãs também eram adoradas pelos egípcios, eram consideradas símbolo de fertilidade, essa foi uma forma de Deus demonstrar que ele tem o poder sobre a fertilidade, que Faraó tentou controlar impedindo a multiplicação do povo hebreu. Porém, os egípcios não suportaram a quantidade de rãs que surgiram. Os magos copiaram, novamente, e pioram ainda mais a situação. Faraó pede para que Moisés interceda a Deus para retirar as rãs das terras do Egito, Moisés perguntou quando ele queria que orasse por isso, e ele respondeu: "Amanhã". Faraó poderia ter falado agora, mas por não ter sabedoria, preferiu ficar mais uma noite com as rãs. No outro dia Moisés orou, e Deus matou as rãs, ajuntaram as mesmas em vários montes, e isso fez com que o Egito ficasse com um cheiro horrível. E Faraó endureceu seu coração novamente.
            Deus enviou a terceira praga sem avisar Faraó. Arão tocou a terra com seu cajado e ela se transformou em piolhos. Novamente os magos fizeram o mesmo, porém, dessa vez reconheceram que essas pragas estavam vindo de Deus, e avisaram Faraó, porém, ele não deu ouvidos.
         Moisés, novamente, vai ao encontro de Faraó, e lhe anuncia a quarta praga: moscas. Mas, não se achou uma mosca se quer nas terras que os israelitas estavam. Para que Deus cesse a praga das moscas, Faraó diz que o povo pode ir adorar a Deus no Egito mesmo, mas Moisés explica os motivos porque não pode sacrificar a Deus lá, então ele diz que podem ir ao deserto, mas não muito longe, e pede para que orem por ele também. Porém, quando a praga acaba, ele, novamente, endurece o coração.


        No capítulo 9, Deus pede para que Moisés anuncie a quinta praga: morte dos animais. Os rebanhos dos hebreus foram poupados, e isso fez com que Faraó endurecesse ainda mais o coração. Então, Moisés soprou cinzas, e elas se tornaram em úlceras que atingiram os egípcios e seus animais, sendo esta a sexta praga. Os magos não conseguiram se manter em pé diante dessa praga. Quando foi anunciar a sétima praga, Deus, por meio de Moisés, revelou a Faraó que se Ele tivesse levantado a mão para destruir Faraó, ele e seu povo já teria desaparecido da terra, porém, Deus o havia conservado para que pudesse ver o seu poder e para que o Seu Nome fosse proclamado por toda terra. E avisou para que as pessoas ficassem em casa, pois, a sétima praga, que era chuva de granizo, mataria animais, plantações e pessoas. Houveram egípcios que deram crédito a palavra de Deus, e além de proteger seus animais, não saíram de casa. A bíblia relata que também houve raios, com isso toda plantação de linho e cevada, como todas as árvores, foram destruídos. Faraó pedem para que o povo israelita fosse embora, porém, voltou atrás.


     O capítulo 10, nos revela que, ao ser anunciada a oitava praga, os conselheiros pedem para que Faraó permita que os hebreus vão adorar, e o alerta que o Egito esta em ruínas. Faraó permite que apenas os homens vão adorar a Deus, então Deus envia a oitava praga: gafanhotos. Eles acabaram com as plantações que haviam sobrado. Faraó pede para que Moisés interceda para que Deus cesse a praga, e logo após, endurece o coração. Então, Deus envia a nona praga: trevas. A bíblia relata que o Egito ficou em plena trevas, que as trevas eram tão densas que poderiam ser palpadas, e durou 3 dias. Porém, na terra em que habitavam os israelitas tinham luz natural. Essa praga denunciou o supremo deus Rá dos egípcios, considerado o deus sol, ele não pôde salvar os egípcios dessa praga. Faraó permite que o povo de Israel vá adorar, porém, sem seus rebanhos. Moisés explica porque precisa dos rebanhos. Então, Faraó pede para que Moisés nunca mais apareça em sua presença. E, Moisés, declara que seja feito conforme suas palavras. A partir de agora, seria só entre Faraó e Deus. 

        
   
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©