Páginas

13 janeiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 13° dia!

          O plano de leitura para hoje, prevê os capítulos 37, 38 e 39 de Gênesis.
      
       O capítulo 37, inicia uma das minhas histórias favoritas da bíblia, a história de José, o filho preferido de Israel, pois, era o filho que Raquel havia lhe dado, a mulher que realmente ele amava. Isso, somado aos sonhos que Deus dava a José, sonhos que mostravam que José seria maior entre todos, fez com que seus irmãos tivessem inveja e raiva dele. Tanto, que tramaram sua morte, mas desistiram e acabaram por vendê-lo como escravo. E seus irmãos foram muito calculistas, ao entregarem a Israel a túnica de José toda manchada de sangue, enganando o mesmo que seu filho havia sido morto por algum animal selvagem. O capítulo relata que Israel chorou e ficou de luto por muitos dias, por José.
     A história de José continua no capítulo 39, que relata que Deus era com José, e que Potifar, ao perceber isso, entregou toda a administração de sua casa e lhe confiou tudo o que possuía. E a benção de José alcançou a casa e os bens de Potifar, fazendo com que ele nem se preocupasse com mais nada. Será que a benção de Deus em nossas vidas tem alcançado as pessoas ao nosso redor? 
       A bíblia relata que José era um homem formoso, e que a esposa de Potifar começou a cobiçá-lo, porém, José recusava e sempre fazia o possível para fugir dela, e declarava que como poderia cometer tal pecado contra Potifar e contra Deus? Porém, um dia a mulher de Potifar armou uma armadilha, ao correr, José acabou deixando seu manto com ela. Então, a mulher mentiu aos criados e a seu marido que José tentou violentá-la, Potifar acreditou em sua mulher, mas, mesmo o castigo para um caso desse ser a morte, Potifar mandou prender José no carcere. Deus estava com José, e fez com que o chefe do carcere achasse graça em José, e o fez supervisor do carcere, lhe transferindo toda a autoridade, assim, ele não se preocupava com mais nada, pois, Deus abençoava José que exercia uma administração eficaz.

    Passamos do capítulo 37 para o 39, para falarmos sobre a história de José, porém, o capítulo 38 nos mostra uma história que ao primeiro instante, pelos olhos "carnais", não nos parece uma história agradável. Porém, dessa história que descende o rei Davi, e o nosso Salvador, Jesus Cristo. É incrível como Deus escolhe as coisas loucas para confundir as sábias.
    É a historia de Judá, filho de Israel com Lia, foi ele que teve a ideia de vender José como escravo. Percebemos que Judá tinha uma grande vontade de se tornar rico e com muitos descendentes, tanto que sua vontade o fez  se separar de seu pai e seus irmãos e foi habitar em Canaã, casou-se com uma cananeia, e com ela teve 3 filhos. Judá casou seu filho mais velho com Tamar. A bíblia relata que, Er, esse filho mais velho de Judá era muito perverso e por isso morreu. Naquela época, a tradição era que o irmão deveria se casar com a viúva, assim gerando descendência para o irmão mais velho, por isso, Judá pediu para que Onã, seu filho do meio se casa-se com Tamar. Onã obedeceu, porém, criou estratégia para que Tamar não engravidasse, dando descendentes a Er. Isso pareceu mau aos olhos de Deus, um ato egoísta, e Onã também faleceu. Então, Judá orientou que Tamar voltasse para casa de seus pais e ali vivesse como viúva, até seu filho mais novo se tornar adulto.
      O tempo passou e a esposa de Judá faleceu, e talvez por medo de perder seu único filho, não fez com que ele fosse buscar Tamar. Porém, Tamar ao perceber isso, e também querendo ter filhos da descendência de Judá, pois, sabia que Judá tinha algo diferente, mesmo que não soubesse que era a promessa que tinham os filhos de Israel, ela sabia que era algo diferente, então armou para que Judá coabitasse com ela, se passando por prostituta. Três meses depois, Judá ficou sabendo que Tamar estava grávida, então, mandou que a apedrejassem e a matassem. Quando foi presa, Tamar mostrou os objetos pessoais de Judá, comprovando que ele a engravidou, então Judá concluiu que Tamar foi mais justa do que ele, pois, não havia feito como o combinado. Tamar deu luz a gêmeos, Perez e Zerá.
    E foi Perez a quem Deus escolheu para que continuasse a descendência de Judá, e assim, dele descender o rei Davi e Jesus Cristo. Ou seja, aqui já temos um fio de luz do que seria a graça de Deus, a graça não é por merecimento, se fosse por merecimento Jesus não viria por nenhum dos descendentes de Abraão, muito menos de Judá, e dessa história, que aos nossos olhos parece tão imoral. A graça de Deus não tem explicação, ele escolhe quem Ele quer e da maneira que Ele quer. Mas, claro que isso não abre preceitos para agirmos de qualquer forma, ou de acordo com nossas vontades e desejos. Deus é soberano e sua vontade e seus planos sempre serão melhores que os nossos.
     
     "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?

Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Romanos 11:33-36)

        
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©