Páginas

17 janeiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 17° dia!

    De acordo com o plano, a leitura de hoje são os capítulos 49 e 50 de Gênesis. Chegamos ao fim do livro de Gênesis!!!


      No capítulo 49, Jacó convoca seus filhos, e lhes anuncia o que aconteceria em tempos vindouros. disse o que aconteceria com a descendência de cada filho, que mais tarde, se tornariam tribos, as tribos de Israel. Rúben, perdeu seus direitos de primogênito, porque dormido com a concubina de seu pai. Simão e Levi, por ter matado os homens de Siquém, seriam espalhados no meio do seu próprio povo. Judá, seria louvado por seus irmãos, o cetro (autoridade) não não se apartaria de sua descendência, até que viesse Siló (a quem pertence o domínio), e a Ele (Jesus) todo o povo obedeceria. Nesta passagem, Israel estava fazendo menção a Jesus, que descendeu da tribo de Judá, Jacó disse mais a respeito de Jesus: "Ele amarrará seu jumento a uma videira e seu jumentinho ao ramo mais seleto; lavará no vinho suas roupas, no sangue das uvas, suas vestes. Seus olhos serão mais escuros que o vinho; seus dentes, mais brancos que o leite!" (Gênesis 49:11-12). 
      Sobre Zebulom disse que moraria a beira mar e se tornaria um porto para muitos navios  e grande seriam suas fronteiras. Issacar, quando percebesse o quanto sua terra era agradável, se sujeitaria ao trabalho servil. Dã, ganharia prestigio e justiça devido a astucia e lutas com outras tribos. Gade, seria atacado por ladrões, porém, ele perseguiria os mesmos. Aser, em sua mesa haveria abundância e sua terra produziria alimentos dignos de reis. Naftali, agilidade, vitalidade e liberdade, profere lindos discursos. José, árvore frondosa e frutífera, que todas as bençãos alcançariam e permaneceriam sobre sua cabeça. Benjamim, seria um lutador feroz. 
    Ao terminar de falar, orientou a todos que o enterrasse no campo de Macpela, junto com os seus antepassados, e faleceu. 
      
      O capítulo 50, conta como ocorreu o funeral de Jacó, primeiramente foi embalsamado, um processo que durou 40 dias, os egípcios choraram por sua morte por setenta dias, sendo dois dias a menos que o luto por Faraó. Após esse período, José pediu pra que Faraó o deixasse ir sepultar seu pai em Canaã, ele permitiu, e a bíblia relata que foi um grandioso cortejo, com várias carruagens e os principais da terra do Egito, além de sua família.
      Após a morte de Jacó, os irmãos de José tiveram medo que ele tentasse se vingar, mas José lhes disse: "Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus? Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles." (Gênesis 50:19-21). E antes de morrer, José profetizou a seus irmãos que Deus os visitaria com poder, e os fariam subir do Egito para as terras que Ele havia prometido a Abraão, Isaque e Jacó, e fez com que eles jurassem que quando isso acontecesse, que levariam os seus ossos. E, José morreu aos cento e dez anos.

      Jacó e José nos mostram como seus relacionamentos com Deus eram intensos, pois, além de Deus os fazerem conhecer fatos que aconteceriam em um futuro não muito próximo, também, os faziam discernir o tempo em que haviam de morrer. Também, nos ensinam a fé, perdão, a pagar o mal com amor. O livro de Gênesis é uma "viagem" muito gostosa de percorrer, amei ler novamente esse livro e me encantar com o "princípio" de tudo. Amanhã começaremos a ler o livro de Êxodo! Que o Espírito Santo continue nos revelando as maravilhas de Deus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©