Páginas

14 janeiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 14° dia!

        A leitura prevista pelo plano hoje são os capítulos 40, 41 e 42 de Gênesis. 
   Esses capítulos continuam narrando a linda história de José. Aqui, vou compartilhar um trecho de um texto que já havia escrito no blog, com o título de "Sonhos", e você pode ler na integra clicando aqui
        
   José servia os prisioneiros e mais do que isso, observava a cada um, ele percebeu quando o padeiro e o copeiro estavam com um semblante triste. Você tem reparado como as pessoas ao seu redor estão se sentindo? Você tem reservado tempo para cuidar, ou apenas demonstrar que as pessoas podem contar com você quando precisarem? José era sensível aos detalhes e isso o fazia ser diferente. Você tem feito diferença na vida das pessoas ao seu redor?
Quando eles disseram que tiveram um sonho, mas não sabiam interpretar, José colocou Deus acima de tudo, dizendo: “Porventura, não pertencem a Deus as interpretações? Contai-me o sonho” (Gn 40:8).
O sonho do copeiro era: Havia uma videira perante ele, nela três ramos, que brotaram uvas maduras. O copo de faraó estava na mão dele, ele espremeu as uvas no copo do faraó e serviu faraó. A interpretação foi a seguinte: Em três dias o copeiro seria restituído ao cargo. Mas para nós também há uma revelação: a Videira é Jesus, que ressuscitou ao terceiro dia, assim como o copeiro devemos servir as pessoas com o “fruto” da Videira.
Já o sonho do padeiro foi: Três cestos de pão estavam sobre a cabeça dele, e os pássaros comiam os pães que estavam no terceiro cesto. A interpretação foi a seguinte: em três dias, Faraó mandaria tirar a cabeça do padeiro e o penduraria no madeiro e as aves comeriam a sua carne. Para nós a revelação é a seguinte: A Palavra de Deus é o nosso “pão” e devemos guardá-la no coração e não na cabeça, porque a palavra na cabeça não produz fruto, e podem roubá-la de nós, assim como os pássaros comiam os pães. E ser pendurado no madeiro era ser considerado maldição, ou seja, aquele que não guarda/prática a palavra de Deus é considerado maldito, porque não age prudentemente.
José pediu para que o copeiro lembrasse dele quando fosse restituído ao cargo, mas o copeiro só se lembrou dele dois anos depois, quando faraó teve um sonho que ninguém conseguia interpretar. Ao ser chamado pelo faraó, José não foi se apresentar a ele com “cara de coitado”. Ele se barbeou e colocou a melhor roupa (Gn 41:14). Será que às vezes nos apresentamos às pessoas e a Deus com um jeito de “coitadinho”? Devemos nos lembrar que fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, as pessoas precisam ver Deus em nós, e não uma pessoa digna de piedade.
A interpretação do sonho de faraó foi a seguinte: Teriam 7 anos de fartura sobre a terra e depois 7 anos de forte escassez, de forma que se esqueceriam dos 7 anos abundância. O conselho de José a faraó foi: escolha um homem sábio e ajuizado para cuidar de administradores que recolham uma parte da colheita nos sete anos de fartura, para que assim a terra do Egito não passe fome nos 7 anos de escassez.
O conselho de José foi agradável ao faraó e a todos os seus oficiais, e reconhecendo que o Espírito de Deus estava sobre José, delegou poder a ele de forma que só o faraó era maior que ele em toda terra do Egito. José recebeu um anel, roupas de linho fino e um colar de ouro. O anel simboliza aliança, a roupa de linho fino faz menção a túnica que José havia ganhando de seu pai que foi rasgada pelos seus irmãos, a roupa também identificava que José fazia parte da corte, o cordão de ouro demonstra que José foi incorruptível em seu caminho. Além de receber também uma esposa, e com ela ter dois filhos, Manassés e Efraim. 
Chegando os dias de fome, os irmãos de José desceram ao Egito, pois de toda terra somente no Egito encontravam comida. E o sonho que Deus deu a José se cumpriu, todos seus irmãos se curvaram diante dele, pois era ele que vendia a comida. Os irmãos dele se curvaram sem saber que era ele. José criou estratégias para saber se eles haviam se arrependido, sem se revelar, pediu para que eles trouxessem o irmão mais novo, deixando Simeão preso como garantia que iriam voltar.


Muito preciosas as revelações que Deus nos dá por meio da história de José, não é mesmo? São amostra de confiança em Deus, simplicidade e honestidade. Mas, ainda não acabou, veremos como continua essa linda história amanhã.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©