Páginas

19 janeiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 19° dia!

        Hoje, de acordo com o plano de leitura da bíblia, leremos os capítulos 5, 6 e 7 de Êxodo.

       O capítulo 5, revela que Moisés e Arão vão pedir a Faraó para que deixem o povo de Israel irem adorar a Deus no deserto, esta prática de cultuar a deuses era normal entre os povos que moravam no Egito. Porém, Faraó endureceu o coração, disse que Israel era um povo preguiçoso, por isso, pedia para ir adorar a Deus. Ainda hoje, muitas pessoas julgam aqueles que servem a Deus como preguiçosos, são pessoas que tem o coração endurecido para Deus, que não entendem a palavra, muito menos os desígnios de Deus. 
      Mesmo Moisés avisando Faraó, que se ele não permitisse que o povo fosse cultuar a Deus, Ele iria contra o Egito com pragas, pestes e espada (juízo), Faraó não deu crédito, e mandou que o trabalho dos hebreus aumentasse, fazendo com que eles mesmos fossem ajuntar palha para fazer a mesma quantidade de tijolos que faziam quando não precisavam juntar palha. Os capatazes de Israel ao perceberem isso, se iraram contra Moisés e Arão. As atitudes dos hebreus se baseavam nas circunstâncias do presente, e não na fé de um futuro melhor, conforme Deus prometerá. Nossa confiança em Deus não deve ser baseada no sofrimento do tempo presente, mas sim em suas promessas de que Ele estará conosco todos os dias, e na esperança da vida eterna.  
        Moisés ora a Deus, intercedendo pelo povo, para que seu sofrimento seja amenizado.

         No capítulo 6, Deus responde a oração de Moisés, dizendo que Faraó não só deixará com que o povo vá adorar a Deus, como também os expulsará do Egito. Ao falar as palavras de Deus ao povo, eles não dão crédito, e Deus pede para que ele vá falar com o Faraó. 
      Na sequência do capítulo nos é apresentado a genealogia de Arão e Moisés, dando destaque ao filho de Arão, Eleazar, e a seu neto, Finéias. Também é descrito novamente o que Deus ordenou a Moisés e Arão.

       No capítulo 7, a bíblia nos revela que Arão tinha 83 anos e Moisés 80 anos, quando foram falar com Faraó. Também, diz que ao falarem com Faraó, Arão jogou seu cajado no chão e ele se transformou em uma serpente. As serpentes eram temidas e adoradas no Egito, considerada símbolo de poder, logo, esta ação chamaria a atenção de Faraó. Os "sábios" do Egito, copiando Arão, fizeram o mesmo por meio de suas magias, porém, a serpente de Arão devorou as outras serpentes, demostrando que Deus era superior as magias e aos homens. Novamente o coração de Faraó endureceu.
         Deus envia então a primeira praga: Sangue. Deus orientou que Moisés e Arão fossem ao encontro de Faraó que estava à beira do rio Nilo. O rio Nilo era primordial na vida dos egípcios, além de ser associado a diversos deuses egípcios. E, essa ida de Faraó até a margem do rio Nilo não era um mero passeio, considerava-se que os Faraós também tinham poder sobre o rio, então ele ia até a margem do rio afim de abençoá-lo. Então, na frente de Faraó, Arão levantando o seu cajado, feriu as águas do rio Nilo, de modo que as águas se tornaram em sangue, os peixes morreram, e o rio cheirava muito mal, ninguém podia beber de suas águas, houve sangue por toda terra do Egito. Esta praga também foi uma forma de Deus punir o Egito pela morte dos recém-nascidos do povo de Israel. Os magos do Egito, por meio de suas ciências também fizeram o mesmo. Aqui notamos, que o inimigo, por meio de sua astucia tenta copiar o que Deus faz, porém, não consegue reverter as obras de Deus. Assim, os "sábios" pioraram ainda mais a situação do rio. E o coração de Faraó continuou endurecido. 
         


      

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©