Páginas

11 janeiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 11° dia!

     Décimo primeiro dia do plano, e a leitura prevista para hoje são os capítulos 31,32 e 33 de Gênesis.
  
     O capítulo 31, nos conta que Deus orientou Jacó a voltar para terra de seu pai Isaque. Após conversar com suas esposas, e elas o apoiarem, Jacó decidiu sair da casa de Labão escondido. Quando Labão soube foi atras de Jacó, mas Deus o advertiu que não falasse nada para Jacó, nem bem e nem mal. Labão consegue alcançar a Jacó, os dois fazem um trato e se despedem em paz.

      No capítulo 32, Jacó pede para que alguns de seus servos avisem a Esaú de sua volta. Os servos voltam e avisam a Jacó que seu irmão estã indo ao seu encontro com 400 homens. 
    Nesta passagem aprendemos e reconhecemos "que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28), Jacó teve medo quando recebeu essa notícia, mas ele não deixou que o medo o paralisasse, ou o fizesse retroceder. Ele fez várias ações, primeiramente orou, reconhecendo que não merecia todo cuidado de Deus por ele, mas também crendo que se Deus pediu para que ele retornasse, também agiria sobre a vida do irmão para que o recebesse em paz. Em segundo lugar, separou presentes para dar ao irmão, afim de aplacar a ira do mesmo. Depois separou seu grupo em dois, e também as servas, as esposas com seus filhos. Ou seja, Jacó fez a sua parte para aplacar a ira de seu irmão, além disso Jacó a todo momento se humilhava e exaltava seu irmão. Mas, o capítulo 33 conta que Deus já havia trabalhado no coração de Esaú, e este recebeu seu irmão muito bem, os dois se abraçaram e choraram.


Resultado de imagem para encontro de esau com jacó


    Jacó habitou na cidade de Siquém, e lá ergueu um altar para Deus e o chamou de "Deus Todo-Poderoso é o Deus de Israel", ou seja, declarando que Deus era o seu Deus, pois, no capítulo 32, há o relato de que Jacó, depois de ter lutado a noite inteira com o Anjo do Senhor, pediu para que o mesmo o abençoasse, e o Anjo o abençoou, mudando o nome de Jacó para Israel, dizendo que ele como príncipe lutou com Deus e com os homens e prevaleceu. Na verdade essa luta aconteceu de forma corporal, mas remete a luta de Jacó a vida inteira para receber uma benção, primeiro "vendendo" um prato de sopa para seu irmão em troca de seus direitos de irmão mais velho, depois enganando seu pai para receber a benção no lugar de seu irmão. O sonho com Deus no caminho para casa do seu tio, e as experiências que teve com o mesmo naquela terra fizeram Jacó entender que a benção não vem por meio de trapaças, de riquezas ou dos homens, ela só pode vim de Deus. Por isso da sua luta com o Anjo de Deus, ele lutava querendo a benção que só Deus pode dar. E naquele momento Deus mudou seu nome, sua forma de andar pela vida, literalmente, pois, a palavra diz que o Anjo tocou no músculo de sua coxa, o deixando manco, enfim, naquele momento Deus mudou sua história. 

    A maneira que Deus trabalha em nossas vidas é incrível, não é mesmo? Que o mesmo desejo que Deus encontrou no coração de Jacó para transformar sua vida, Deus também o encontre em nossos corações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©