Páginas

31 janeiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 31° dia!

     Hoje, de acordo com o plano, iniciaremos o livro de Levítico, lendo os capítulos 1, 2 e 3.
      Levítico é um livro considerado "pertinente aos levitas", fala sobre aliança, sacerdócio levita, santidade e adoração.
       
      O capítulo 1 inicia com as orientações de Deus à Moisés sobre as ofertas e seus tipos, como o povo deveria ofertar e como os sacerdotes deveriam intermediar. No total são 5 tipos de ofertas, e saberemos mais sobre elas lendo até o quinto capítulo, por isso, hoje, só saberemos as 3 primeiras.
     A primeira oferta era o holocausto, que significava uma dedicação completa, por isso, a oferta era totalmente queimada a Deus. Poderia ser ofertado desde um gado até um pombinho, ou seja, tanto pobre quanto rico poderia ofertar. Antes de ser entregue ao sacerdote para fazer as preparações, a pessoa que ofertava deveria colocar a mão na cabeça do animal, fazendo referencia hoje, quando a pessoa levanta as mãos para aceitar o sacrifício de Jesus. Esta oferta significava que o salário do pecado é a morte, por isso, no lugar do pecado geral dos homens era dada a oferta.

     No capítulo 2, fala sobre a oferta de manjares, era uma homenagem, agradecimento e promessa de leal obediência. Poderiam ser ofertados: a melhor farinha com óleo e incenso; bolos sem fermentos, cozidos no óleo e assados, cozidos ou fritos; grãos de espigas verdes tostados misturados com óleo e incenso. Parte destas ofertas eram queimadas a Deus, e a outra parte era dos sacerdotes. Não podiam conter fermento, porque como já falamos, o fermento representa o pecado, porém deveria conter sal, que significa pacto incorrupto, amizade. 

      O capítulo 3, descreve o sacrifício pacífico, que significava total dedicação, paz com Deus, e comunhão. Poderiam ser ofertados gado, cordeiro ou cabrito; macho ou fêmea. Era realizado em uma ceia de aliança, uma festa, onde os pobres eram convidados. Prenunciava a paz que seria trazida por Cristo. Somente a gordura e o sangue eram ofertados a Deus, o restante era consumido pelos sacerdotes e pelo povo. A gordura significava a fonte de vida do animal, por isso, era devolvida a Deus como reconhecimento de que Deus é a fonte da vida; e o sangue era considerado a essência da vida.

     Quais são as outras ofertas e os seus significados? Vamos aprender amanhã!! Mas já é fantástico saber como o sacrífico de Jesus nos ajudou a nos aproximar de Deus, e essas ofertas, hoje, poderem ser dadas por meio de nossas práticas no dia a dia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©