Páginas

21 janeiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 21° dia!

         De acordo com o plano, hoje leremos os capítulos 11, 12 e 13 de Êxodo.

       No capítulo 11, Deus anuncia a décima praga que viria sobre os egípcios: a morte dos primogênitos, tanto dos seres humanos, quanto dos animais. Porém, Faraó não deu crédito ao anúncio. Deus fez com que os egípcios achassem graça nos hebreus, e Moisés se tornou um homem famoso diante dos egípcios e seus oficiais. E Deus afirmou que depois dessa praga Faraó os expulsariam das terras do Egito.
  
      No capítulo 12, Deus anuncia como devem fazer para celebrarem a Páscoa. 
      Páscoa significa "passagem", nesse primeiro contexto, significava a passagem do Anjo de Deus pelas terras do Egito para tirar a vida dos primogênitos. No segundo momento, significaria a passagem do povo de Israel pelo Mar Vermelho. E no terceiro momento, a ressurreição de Jesus. 
         Sobre a Páscoa, há muitas relações com o sacrifício de Jesus. O povo precisaria escolher um cordeiro, sem defeito, para sacrificarem e passarem seu sangue nos ombrais das portas, para que o Anjo de Deus fizesse distinção entre a casa dos hebreus e as casas dos egípcios. Jesus foi o cordeiro de Deus, ele não tinha defeito, e seu sangue nos purifica de todo pecado. O povo também precisaria comer pães sem fermento por um determinado tempo, o fermento neste contexto significa pecado, ou seja, o pecado não poderia estar nas casas dos hebreus durante o tempo determinado. O cordeiro deveria ser assado, e não poderia ser retirado nenhuma parte dele, deveria ser comido inteiro, e não poderiam quebrar seus ossos. Na cruz, Jesus não teve nenhum osso quebrado.
          O povo celebrou a Páscoa já vestidos e preparados para deixar o Egito. A Meia noite o Anjo do Senhor passou pelo Egito, todos os primogênitos morreram, e houve grande pranto. Então, Faraó chamou Moisés e disse que o povo de Israel poderia ir com suas mulheres, crianças e rebanhos. E ao deixarem o Egito, tudo que o povo pedia aos egípcios eles davam, peças de ouro, prata e roupas. A bíblia relata que eles despojaram o egípcios. Saíram do Egito 600  mil homens a pé, foram mulheres e crianças, e estrangeiros também os acompanharam. Lembram-se, que quando a família de Israel desceu ao Egito, eram apenas em 70 pessoas? Eles passaram 430 anos na terra do Egito.


         No capítulo 13, Deus pede para que o povo consagre a Ele todos os primogênitos, tanto de homens quanto de animais. E Ele estabelece que a Páscoa deve ser comemorada de ano em ano, como um memorial do que Deus fez por eles, e para que as outras gerações soubessem dos feitos dEle em favor dos hebreus. Hoje, celebramos a Santa Ceia, para lembrarmos dos feitos de Deus por nós, por meio do seu Filho, primogênito, Jesus Cristo. Neste capítulo diz que o primogênito da jumenta não poderia ser consagrado ao Senhor, pois, era considerado um animal impuro, por isso, em seu lugar deveria ser ofertado um cordeiro. Aqui o jumento representa os homens, que são impuros por causa do pecado, por isso, em nosso lugar foi sacrificado um cordeiro, Jesus Cristo, pois, nEle não havia pecado.
           Neste capítulo, também demonstra que Deus guiou o povo no deserto, os conduziu por um caminho mais longo, afim de conservá-los, durante o dia os guiava por meio de uma coluna de nuvem, e a noite por uma coluna de fogo, assim eles poderiam caminhar tanto durante o dia, quanto durante a noite. E essas colunas nunca se apartavam deles.
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©