Páginas

12 janeiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 12° dia!

       Hoje, a leitura prevista pelo plano, são os capítulos 34, 35 e 36 de Gênesis. 
      
      O capítulo 34 de Gênesis, é uma narrativa muito dramática, envolta por violência, dor, vingança, assassinato e roubo. A história conta que Diná, filha de Jacó com Lia, saiu para visitar algumas jovens da região, e foi violentada por Siquém, um príncipe daquelas terras. Siquém ficou apaixonado por Diná, e juntamente do seu pai, procurou a Jacó para pedir Diná em casamento. O pai de Siquém fez propostas de altos dotes e propôs um pacto para que os dois povos fossem apenas um. Os irmãos de Diná, propuseram, então, que todos os homens precisavam ser circuncidados para que esse "pacto" fosse aceito, Siquém e seu pai aceitaram, e todos os homens daquela cidade foram circuncidado. Porém, no terceiro dia, após a circuncisão, quando os homens estavam mais vulneráveis pela dores, Simão e Levi, junto com os seus servos, foram até a cidade e mataram todos os homens, roubaram todos os bens e escravizaram as mulheres e crianças.
       Essa passagem nos mostra que, primeiramente, uma decisão de Diná, que pareceu simples, mas errada, pois, ela procurou amizade com jovens que adoravam outros deuses e tinham outros costumes, abriu brecha para uma grande tragédia. Precisamos nos conscientizar que até mesmos as menores decisão que tomamos tem consequências que, as vezes, não podemos medir. Em segundo lugar, Siquém até poderia ter se arrependido da atitude que teve, e sua proposta ter boas intenções, porém, a intenção do seu pai era movido pela ganancia, pois, com esse pacto ele teria direito a todos os bens que Jacó tinha, além de perceber que Deus o abençoava, assim, ele também se beneficiaria das bençãos de Jacó. Porém, Deus não abençoaria esse pacto, pois, suas promessas eram para a descendência de Jacó, Deus não aceitaria a junção do seu povo com povos que adoram outros deuses. E, em terceiro lugar, percebemos que os filhos de Jacó tiveram uma má intenção ao propor que os homens precisariam ser circuncidados, sua má intenção era a vingança que acabaram praticando. Outra coisa grave, é que Jacó não teve nenhuma atitude, nem ao menos buscou orientação do que deveria fazer com Deus. O curioso é que Deus não aparece nesse capítulo, demonstrando que Deus não pactua com nada que ocorreu neste capitulo, principalmente, com homens que buscam fazer justiça com as próprias mãos, "Amados, jamais procurai vingar-vos a vós mesmos, mas entregai a ira a Deus, pois está escrito: “Minha é a vingança! Eu retribuirei”, declarou o Senhor." (Romanos 12:19).

      No capítulo 35, conta que Deus orientou para que Jacó fosse para Betel, também pediu para que ele erguesse um altar em Betel, antes, deveriam deixar os deuses dos estrangeiros, também se purificarem e mudar suas vestes, este termo "mudar as vestes", quer dizer que deveriam deixar os costumes que não agradavam a Deus. Deus colocou grande temor nos povos da região de Siquém, fazendo com que nenhum deles fossem atras de Jacó. No caminho para Betel, Raquel, ao dar a luz a Benjamim, morre. 
      Este capítulo também conta que Isaque morreu aos 180 anos, Esaú e Jacó cuidaram do seu sepultamento.

     O capítulo 36, relata a história da família de Esaú, que também era chamado de Edom. Tanto ele quanto Jacó se tornaram muito ricos, e não podiam habitar juntos, pois, a terra não conseguia sustentar todas as pessoas e os seus rebanhos. Por isso, Esaú habitou nos montes de Seir.

     A leitura desses capítulos, principalmente o 34, nos mostra que Deus tem muito a nos ensinar, mesmo por meio de histórias dramáticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©