Páginas

27 janeiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 27° dia!

        De acordo com o plano de leitura, hoje leremos os capítulos 29, 30 e 31 de Êxodo!
       
       No capítulo 29, Deus orienta Moisés como deveriam ser realizadas as cerimônias de sacrifícios e consagração. Deus diz que deveriam ser separados um novilho e dois carneiros sem defeito, pães e bolos. O novilho era sacrificado a Deus pelos pecados do povo. O primeiro carneiro era uma oferta a Deus, ele deveria ser totalmente queimado a Deus, significando que era necessário um sacrífico completo, como foi o de Jesus. E o segundo era um significado de consagração ao Senhor, que como cristão, é o que devemos fazer todos os dias: nos consagrar a Deus. O sangue deste carneiro foi usado para consagrar partes do corpo dos sacerdotes, a primeira parte a ser consagrada foi a orelha, e consagrar o nosso ouvir a Deus é essencial, pois, além da fé vim "pelo ouvir a palavra de Deus", também precisamos filtrar o que ouvimos; o que Deus diz ao nosso respeito é mais verdadeiro do que o que o mundo fala. Também foram consagrados as mãos, mostrando o quanto é importante o ato de servir a Deus e ao próximo, e os pés, para que não nos desviemos do caminho do Senhor. Deste carneiro, uma parte era reservada aos sacerdotes, e somente eles poderiam comer. Deus também orienta que devem ser ofertados dois cordeiros por dia, nos revelando que nossa prática e busca pela vontade de Deus deve ser diária.

           O capítulo 30, revela as ordenanças de Deus sobre a confecção do altar do incenso, que deveria ficar de frente para o véu do Santo dos Santos. Arão deveria queimar incenso todas as manhãs, depois que cuidasse do candelabro, e também ao cair da noite, quando fosse acender o candelabro. Queimar incenso se refere a prática da oração. Deus pediu para que o incenso fosse feito dos seguintes ingredientes: bálsamo, ônica, craveiro, gálbano e incenso puro, e deveria ser temperado com sal. Este incenso era considerado único, sagrado e inimitável, é comparado a oração do próprio Cristo por nós. O incenso estranho, que não era feito segundo a ordem divina e não consagrado por sacerdotes, é semelhante a oração que não é feita em nome de Jesus, repetida sem arrependimento, fé, amor de Cristo e a esperança da salvação.
          Deus também ordenou que, quando fosse realizado o recenseamento dos filhos de Israel, cada um, acima de 20 anos, deveria pagar uma taxa de 6 gramas de prata, essa taxa era uma oferta de gratidão a Deus pela prosperidade das famílias.

         No capítulo 31, Deus revela a Moisés que separou Bezalel, da tribo de Judá, e o encheu do Espirito para trabalhar em ouro, prata, bronze, pedras, madeira, e que também havia separado Aoliabe, da tribo de Dã, para o ajudar, assim como havia preparado outros artesões que fariam tudo conforme Deus ordenará a Moisés. Aqui percebemos que nossos dons, habilidade e talentos são ofertados por Deus a nós, é tudo dEle, por Ele e para Ele.
           Novamente, Deus orienta a Moisés que o povo deve guardar o sábado, percebemos que Deus queria que o povo se consagrasse, santificasse e buscasse a Ele. Percebemos que a maior vontade de Deus, desde a criação do mundo, era ter intimidade, comunhão com o homem, primeiro fez o Jardim do Éden, que pela sua descrição era um lindo lugar, e agora Deus pede para que façam o tabernáculo para que sua presença pudesse ficar mais perto do povo. Que possamos realizar a maior vontade de Deus, que é ter mais do que servos, amigos.
       O capítulo termina quando Deus entrega à Moisés as Tábuas da Lei, escrito os Dez Mandamentos pelo dedo de Deus!
           É impossível não se apaixonar por Deus a cada novo dia, descobrindo o Seu caráter, o Seu amor!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©