Páginas

18 janeiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 18° dia!

    Hoje, de acordo com o plano de leitura da bíblia, iniciaremos o livro de Êxodo, lendo os capítulos 1, 2, 3 e 4. O significado da palavra Êxodo é "saída". E este livro conta a redenção do povo de Deus. 

      O capítulo 1, inicia contando que José e seus irmãos morreram, e toda aquela geração, mas, a descendência de Israel se multiplicou, e se tornou um povo muito numeroso e poderoso. Se passaram 400 anos, e levantou-se um novo rei que nada conhecia sobre a vida de José. E, com medo do povo Israelita se tornar um grande inimigo do Egito, decidiu oprimi-los com mais trabalho, e quanto mais o povo era afligido, mais geravam filhos. Então, Faraó pede para que as parteiras matem os filhos que nascessem meninos e conservassem as meninas. Porém, as parteiras temiam a Deus e não fizeram conforme o rei mandou. Quando foram interrogadas por Faraó porque não lhe obedeciam, elas responderam que as mulheres hebreias eram cheias de vida, e antes que elas chegassem, estas já haviam dado a luz. E, por isso, Deus abençoou as parteiras, lhes concedendo que formassem famílias. Entretanto, certo dia, Faraó ordenou ao povo que todos os meninos que nascessem eram para ser jogados no rio Nilo, só as meninas deveriam viver.

         No capítulo 2, conta que da descendência de Levi, nasceu um menino formoso e saudável, sua mãe o escondeu por 3 meses. Depois, preparou um cesto, colocou o menino neste cesto e o depositou em um junco do rio. De longe, uma de suas irmãs observava para o que iria acontecer. A filha de Faraó foi-se banhar no rio e percebeu o cesto junto aos juncos, ao abrir o cesto ela viu que era um menino, e logo percebeu que era filho dos hebreus. A irmã do menino se aproximou e perguntou se ela gostaria de chamar uma hebreia para cuidar do menino, ela consentiu, e a menina chamou sua mãe, que pôde cuidar do menino até ele crescer. A fila de Faraó lhe deu o nome de Moisés, que significa "tirar para fora", que além de fazer menção que foi tirado para fora das águas, tem faz menção ao tirar o povo de Israel do Egito.


Resultado de imagem para moisés no cesto

       Moisés, já adulto, saiu para visitar o lugar onde se encontravam os hebreus e descobriu que era árduo o trabalho que eram obrigados a fazer. Observou um egípcio que espancava um hebreu indefeso. Olhou ao redor e viu que não havia ninguém, então matou o egípcio, o escondendo na areia. No outro dia, ao ver dois hebreus brigando, perguntou para o culpado porque fazia isso com o teu próximo, ele respondeu com outra pergunta: "Quem te constituiu nosso chefe e nosso juiz? Acaso queres matar-me como fez ontem com o egípcio. Quando Faraó ficou sabendo do caso, procurou matar Moisés, mas este já havia fugido. Isso nos ensina que não devemos agir por nossa própria vontade de intenção, antes, devemos buscar orientação de Deus, e compreender que tudo tem o seu tempo. Sem a presença de Deus, e sem ser no tempo certo, Moisés não iria conseguir salvar o povo de Israel.
         O capítulo 2 continua contando que Moisés encontra com as filhas de Reuel-Jetro, descendente de Abraão com Quetura, e as socorreu de pastores que queriam expulsá-las de um poço. Ao chegarem em casa, contaram para seu pai que um egípcio tinham ajudando-nas. Então Reuel mandou que lhe chamassem e o convidou para morar com eles, e lhe deu sua filha, Zípora, por esposa. Ela deu a luz a um menino, que Moisés lhe chamou de Gérson, justificando: "sou imigrante em terra estrangeira", querendo dizer que nem no Egito, nem em Midiã era seu lugar. Muito tempo passou depois disso, o rei do Egito morreu. E, Deus ouviu o clamor do povo de Israel.

           O capítulo 3, conta que Moisés apascentava o rebanho de seu sogro, e certo dia, levando o rebanho para o Horebe, o Anjo de Deus de revelou a ele, numa chama de fogo que saia do meio de uma sarça. Ali, Deus se revelou a ele, e o enviou para o Egito ao fim de resgatar o povo de Israel. Moisés tentou dar várias desculpas para Deus. O homem precisa realmente ter a ideia que precisa totalmente de Deus para cumprir o seu chamado, mas, as desculpas de Moisés provocaram a ira de Deus. Quando Moisés perguntou o que ele falaria quando perguntassem quem o havia enviado, Deus se apresentou como "EU SOU", mostrando que Deus é independente do tempo e das circunstâncias. Deus passou para Moisés todas as instruções do que fazer e falar, e disse que os israelitas não sairiam de mãos vazias da terra do Egito.

           No capítulo 4, Deus continua passando à Moisés as instruções, e o ensinou como fazer sinais de maravilhas para que todos acreditassem que foi Deus que lhe enviou, como transformar o seu cajado em uma serpente. E quando Moisés deu a desculpa que não conseguiria falar, então Deus chamou Arão para ser seu porta-voz. Moisés, ao voltar para a casa de seu sogro, pediu para que ele o deixasse ir para ver se sua família ainda vivia, e o seu sogro consentiu. Então, Moisés preparou sua esposa e filhos, e foi para o Egito. Deus instruiu que Moisés falasse a Faraó, que Israel era o filho primogênito de Deus, e se ele não os deixassem ir, ele mataria o primogênito de Faraó, que mais para frente veremos que foi a última praga que assolou o Egito. O Anjo do Senhor durante a noite veio para levar o filho de Moisés, porém, sua esposa circuncidou o seu filho, e o Anjo o deixou, isso aconteceu para que Moisés entendesse que ele deveria obediência total a Deus, e a circuncisão era um mandamento de Deus na época. Arão encontra-se com Moisés, e ao chegar no Egito, Arão conta ao povo tudo o que Deus falou a Moisés, e este mostra ao povo os sinais que Deus lhe mandou, então o povo creu e adorou a Deus.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©