Páginas

15 janeiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 15° dia!

           Chegamos ao décimo quinto dia do plano de leitura da bíblia em um ano, hoje a leitura prevista são os capítulos 43, 44 e 45 de Gênesis. 
         Esses capítulos continuam relatando a história de José, filho de Israel, que foi vendido pelos seus irmãos como escravo. Mas Deus estava com José, e todos a sua volta notavam isso, ele se tornou o homem mais poderoso do Egito, estando só abaixo de Faraó. A terra estava passando por um grande período de fome, seus irmãos precisaram ir até o Egito para conseguir comprar comida, José os reconheceu, criou estratégias para verificar se estavam arrependidos, pediram para que retornassem com o seu irmão mais novo, Benjamim. Israel a principio foi contra, mas precisou ceder, pois, precisavam de mantimentos.  


     Ao chegarem novamente ao Egito, José mandou que preparassem um grande banquete para eles, neste banquete ainda não se deu a conhecer a seus irmãos. Solicitou que seus servos colocassem sua taça nas sacas de alimento que iria com seu irmão Benjamim, e quando a encontraram, José disse que Benjamim ficaria como seu escravo, mas Judá, o mesmo que teve a ideia de vender José, desta vez, rogou por Benjamim. Então, José se comoveu com a atitude de Judá, e se revelou a seus irmãos. 
        E, José lhes falou: "Mas agora não vos entristeçais nem vos amedronteis por me terdes vendido para cá, porque foi para preservar vossas vidas que Deus me enviou adiante de vós (...) Deus enviou-me adiante de vós para garantir a permanência da vossa descendência na terra e salvar as vossas vidas, como o livramento de um grandioso grupo de sobreviventes! Portanto, não fostes vós que me mandastes para o Egito mas, sim, Deus, e Ele me estabeleceu como Aba, pai do Faraó, seu vizir e administrador de todo o Egito. Portanto, não fostes vós que me mandastes para o Egito mas, sim, Deus, e Ele me estabeleceu como Aba, pai do Faraó, seu vizir e administrador de todo o Egito" (Gênesis 45:5;7-8). José, reconhecia o agir de Deus em todos os momentos de sua vida, isso o ajudou a não ter magoas, nem rancor de seus irmãos.
        José, abraçou seu irmão Benjamim, e os dois choraram. José demonstrava a felicidade de ter os reencontrado por meio de suas lagrimas e carinhos. Pediu para que fossem buscar seu pai. Faraó quando soube de tudo o que aconteceu se alegrou por José, e cedeu carruagens e ordenou que toda família de José descesse para o Egito, que ali ele os daria a melhor terra, e tudo o mais com fartura. E o capitulo 45, termina com a alegria e entusiasmo de Israel em querer ver seu filho novamente.

       Como são grandes e insondáveis os desígnios de Deus em nossas vidas!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©