Páginas

24 janeiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 24° dia!

      Os capítulos previstos no plano de leitura de hoje, são 20, 21 e 22 de Êxodo!

      O capítulo 20, nos revela os 10 mandamentos! Então, responda rápido: qual é o primeiro mandamento??? Em março de 2012 lancei essa pergunta no facebook (hoje não tenho mais facebook), e assim como eu, a maioria das pessoas achavam que era "amar a Deus sobre todas as coisas" (considerado o resumo dos 10 mandamentos no Novo Testamento, juntamente com "e amarás o teu próximo como a ti mesmo), ou "honrar pai e mãe" (primeiro mandamento com promessa). Porém, lendo o capítulo 20, podemos verificar que o primeiro mandamento é "não terás outros deuses além de mim", e sabe porque? Porque Deus precisa ser o primeiro em nossas vidas. Hoje em dia é muito fácil termos outros deuses além de Deus, podemos considerar nosso marido um deus, ou nossos filhos, ou nossos pais, ou nosso trabalho, ou nosso celular. Enfim, coisas que sem percebemos tratamos como deuses em nossas vidas. E falo mais sobre este mandamento aqui.
    O segundo mandamento é não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem. Novamente, Deus nos falando que não aceita nada no lugar que pertence somente à Ele!
        O terceiro mandamento diz que não devemos falar o nome de Deus em vão. Aqui aprendemos sobre o domínio de nossa língua, e que devemos agir de forma que não precisemos "jurar pelo nome de Deus", que nossas atitudes possam revelar que falamos e agimos por meio da verdade.  
      O quarto mandamento é para nos lembrarmos de guardar o sábado. Na verdade muito de nós interpretamos esse mandamento "ao pé da letra", mas na verdade, Deus quer que tenhamos um momento dedicado à Ele, também dedicado à família e ao lazer. Nossa vida não deve se resumir apenas ao trabalho, até Deus descansou após a criação do mundo.
       O quinto mandamento é que devemos honrar nossos pais, cumprindo esse mandamento, Deus nos promete uma vida longa e êxito em nossos projetos. Honrar nossos pais é uma forma de reconhecer as autoridades que Deus coloca sobre nós. 
     Sexto mandamento, não matarás, precisamos reconhecer a soberania de Deus sobre a morte e a vida.
      Sétimo mandamento, não adulterarás. Não há como honrar a Deus, e não honrar um voto feito ao seu cônjuge, que é considerado sua própria carne. 
     Oitavo mandamento, não furtarás. Precisamos estar atentos para não furtar à Deus e nosso próximo até mesmo nas mínimas coisas. Por exemplo, quando estamos hospedados em um hotel, não é porque estamos pagando a diária que temos o direito de desperdiçar água e/ou luz.
      Nono mandamento, não darás falso testemunho, novamente, Deus pedindo para que fiquemos atentos com as coisas que falamos. "A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que a usam habilmente serão recompensados." (Provérbios 18:21)
       Décimo mandamento, não cobiçarás, não devemos ter inveja do nosso próximo, antes, devemos nos satisfazer com nossas posses e recursos, ao contrário, estaremos sendo ingratos com Deus.
        Este capítulo termina com Deus pedindo para que não fizessem imagens, mas, para que lhe fizessem um altar de terra. Nós fomos feitos do pó da terra, nós devemos ser como um altar para Deus, cuidando dos nossos sentimentos, emoções e ações, dessa forma, nos consagrando para que Deus realize seus milagres em nós.

      O capítulo 21, fala sobre leis envolvendo relações de servos, homicídios, violência e acidentes, tudo para que o povo soubesse como agir em determinadas situações. Podemos ver os parâmetros de Deus nestas questões, antes da vinda de Jesus, como por exemplo a passagem que diz que deveria ser "olho por olho, dente por dente", que sugere uma punição do mesmo nível da ofensa, porém, Jesus disse, "Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra". (Mateus 5:38-39)
        Uma situação interessante neste capítulo é a passagem que fala sobre o servo que não quer ter sua liberdade, antes quer servir seu senhor para sempre, e ficar com sua mulher e filhos, então ele seria levado aos juízes, e ao ser colocado à porta e teria sua orelha furada, e serviria ao seu senhor para sempre. (Êxodo 21:5-6). O interessante é que quando conhecemos a Deus, e desejamos servi-lo de todo coração, nos é apresentado Jesus, que é conhecido também como a porta da salvação (João 10:9), e "temos nossas orelhas furadas", afim de aprendemos a ouvir melhor a Deus, e assim, a obedecer Sua voz. Incrível, não é mesmo? 
       O capítulo 22, nos mostra que Deus continua orientando o povo, lhes dando leis sobre roubos e prejuízos, sempre indicando que a pessoa que causava prejuízo deveria restituir o seu próximo em cinco vezes, ou no mínimo o dobro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©