Páginas

23 janeiro 2016

Plano de leitura da bíblia: 23° dia!

         Hoje, leremos os capítulos 17, 18 e 19 de Êxodo!

       O capítulo 17, conta que o povo de Israel caminharam por mais um período e acamparam em Refidim, e lá não havia água para beberem, então, o povo, novamente, contendeu com Moisés, pedindo que ele lhes desse água para beber. Moisés questionou o povo, porque brigavam com ele, e tentavam a Deus. O povo continuou murmurando, dizendo que Moisés havia tirado eles do Egito para morrerem no deserto. Então, Moisés clamou a Deus, perguntando o que faria ao povo. Deus pediu para que ele passasse a frente com os anciões de Israel, Ele mostraria uma rocha, a qual Moisés tocaria com o seu cajado, e dela jorraria água. E assim Moisés fez, e colocou o nome daquele lugar de Massá e Meribá, porque o povo contendeu e testou a Deus.
           Este capítulo também conta que os amalequitas foram guerrear contra os israelitas, então, Moisés pediu para que Josué escolhessem homens para ir com ele guerrear contra os amalequitas.Moisés foi para um local alto, e enquanto sua mão estava erguida, em intercessão por Israel, estes prevaleciam, quando ele abaixava as mãos Israel perdiam a batalha. Então, Arão e Hur, colocaram uma pedra atrás de Moisés e o fizeram sentar nela, e ficou um de cada lado segurando seus braços. Aqui podemos perceber a total dependência que precisamos ter de Deus, e o poder que há na intercessão, e como precisamos de amigos verdadeiros que nos ajudem em oração. Então, os israelitas venceram a batalha, e Deus pediu para que Moisés escrevesse que Ele riscaria totalmente a memória dos amalequitas de debaixo do céu. Moisés, além de fazer o que o Senhor pediu, também edificou um altar e lhe chamou de "O Senhor é a minha bandeira".

          No capítulo 18, o sogro de Moisés vai visitá-lo, junto com seus filhos e esposa. Moisés lhe contou tudo o que Deus havia feito, e Jetro se alegrou, reconheceu que Deus era muito maior do que qualquer outros deuses, e foi oferecer sacríficos a Deus. No dia seguinte, seu sogro viu que ele havia ficado de manhã até o pôr do sol atendendo as causas dos israelitas, então percebendo que era um trabalho muito árduo, aconselhou Moisés que nomeasse auxiliares, e lhes ensinasse os estatutos e as leis, e fazer com que soubessem que caminho deveriam seguir e a obra que deveriam fazer. Moisés deveria buscar homens que eram tementes a Deus, que prezavam a verdade e não fossem avarentos. Assim, estes deveriam ser chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez pessoas, julgando suas causas, e levando a Moisés somente os casos mais graves. E, Moisés aceitou o conselho de seu sogro. Esta passagem nos faz perceber que é preciso treinar pessoas para servir a Deus, devemos investir nosso tempo e recursos em pessoas. Também, percebemos o quão precioso são conselhos de pessoas com mais experiência e que nos quer bem. 

          O capítulo 19, nos diz que o povo de Israel foram acampar no deserto do Sinai, em frente ao Monte Sinai. Moisés subiu ao Monte para falar com Deus, e Ele lhe orientou a falar para o povo que "Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra; e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa." (Êxodo 19:5). E, assim Moisés fez, e o povo disse que fariam tudo conforme Deus falou.
           Novamente, Moisés sobe ao Monte, e Deus pede para que o povo não toque, nem suba no Monte, e que se consagrem, pois, Deus apareceria a eles numa nuvem. E assim fizeram, e Deus se revelou a eles por meio que uma nuvem, fumaça, trovões e relâmpagos, som de trombeta. E Deus chamou a Moisés, este subiu ao Monte, e Deus o orientou para que ninguém subisse ao Monte, a não ser Moisés e Arão.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©